Vitaminas para os ossos: Quais as mais importantes?

Imagem mostra uma mulher forte exibindo músculos das costas.

Manter os ossos saudáveis é importantíssimo para a qualidade de vida. Quando eles começam a se enfraquecer, doenças como a osteoporose aparecem e nossa mobilidade diminui. Por isso, precisamos discutir quais são as melhores vitaminas para os ossos e como elas podem nos ajudar!

Como você já deve ter ouvido falar, o cálcio é a substância mais importante para os ossos. Porém, para ser metabolizado, ele precisa de vitaminas como a D e a K. Fique conosco para aprender tudo sobre como manter o seu esqueleto sempre saudável, além de quais alimentos e suplementos ajudam nessa missão!

Pontos-chave

  • O cálcio é a substância mais importante para a saúde dos nossos ossos, mas as vitaminas A, D e K também são essenciais.
  • Para mantermos nossos ossos sempre saudáveis, precisamos ter uma alimentação rica em cada uma dessas substâncias, além de tomarmos sol com frequência.
  • Caso as vitaminas A, D e K estejam em falta em nosso organismo, é possível suplementá-las. Produtos lipossomais, especialmente da Sundt, são as melhores opções.

Saiba tudo sobre as melhores vitaminas para os nossos ossos

Como agem as vitaminas para a saúde dos ossos? Qual a importância de tê-las em bons níveis no organismo? Quais alimentos são ricos nelas e como suplementá-las?

Responderemos a seguir as principais questões sobre vitaminas para os ossos!

Por que vitaminas são importantes para os nossos ossos?

O esqueleto humano parece ser sempre o mesmo e ter um formato fixo, mas isso é apenas uma ilusão: Ele passa por uma constante renovação, sempre se destruindo e reconstruindo.

A base da reconstrução do esqueleto é o cálcio, e por isso precisamos sempre ingeri-lo. Mas sozinho, esse mineral não é o suficiente: Algumas vitaminas têm o papel fundamental de ajudar em sua metabolização e fixação à estrutura óssea.

Não adianta nada, portanto, ter uma alimentação rica em cálcio, mas não em vitaminas. Seu organismo não conseguirá fazer a metabolização do mineral e ele será quase completamente desperdiçado.

Para manter a renovação constante do seu esqueleto, uma boa densidade óssea e evitar doenças como a osteoporose, as vitaminas são indispensáveis.

Você sabia que a capacidade de renovação do esqueleto diminui com o passar dos anos? É por isso que pessoas idosas são muito mais propensas a fraturas e outros tipos de lesões relacionadas ao esqueleto.

O que acontece com os ossos quando temos deficiência de vitaminas?

A deficiência das importantes vitaminas ligadas aos ossos faz com que o cálcio não seja metabolizado e não se fixe no esqueleto. Portanto, o trabalho natural de renovação da massa óssea não acontece como deveria.

Assim, a densidade dos ossos se torna cada vez menor e eles passam a ser incapazes de sustentar todo o peso do corpo. Esse é um processo lento, mas que pode cobrar o seu preço quando atingimos a terceira idade.

Osteoporose, osteopenia e reumatismo são algumas das doenças que começam a aparecer quando a saúde do esqueleto cai muito. Para evitá-las, você deve garantir uma boa absorção de cálcio mantendo também altos os níveis de variadas vitaminas no organismo.

Quais são as vitaminas mais importantes para os ossos?

É sempre importante para a nossa saúde manter em níveis satisfatórios no organismo todas as vitaminas essenciais. Quando falamos nos ossos, porém, três substâncias se destacam.

Estamos falando da vitamina D, da vitamina K e da vitamina A. Cada uma delas tem funções específicas que ajudam muito a manutenção da saúde óssea.

Nós preparamos uma tabela trazendo mais detalhes sobre essas substâncias:

Função para os ossosQuantidade necessária por dia
Vitamina AImportante para o constante desenvolvimento ósseo900 microgramas
Vitamina D (1)Fundamental para a metabolização do cálcio pelo organismo600 UI
Vitamina K (2)Ajuda a fixação do cálcio nos ossos e diminui os riscos de doenças como osteoporose120 microgramas

Como as vitaminas agem no organismo?

Quando ingerimos um alimento rico em vitaminas ou tomamos um suplemento, precisamos que haja uma absorção satisfatória das substâncias. Eventualmente, doenças intestinais ou outros problemas podem reduzir a nossa capacidade de aproveitar ao máximo tudo o que consumimos.

Uma vez absorvidas pelo organismo, as vitaminas começam a exercer seu trabalho. A vitamina A, por exemplo, é consumida no formato de betacaroteno e depois transformada em retinol pelo corpo humano.

A vitamina A estimula o crescimento e participa da formação dos ossos, dentes, pele, cabelo e demais órgãos estruturais. O trabalho no próprio intestino para garantir a absorção do cálcio e a sua distribuição pelo corpo é trabalho feito pela vitamina D.

Por sua vez, a vitamina K trabalha na regulagem da distribuição do cálcio, o que faz com que além deles se fixarem nos ossos, não fiquem perdidos em veias, rins e outros lugares indesejáveis.

Quem mais precisa de vitaminas para os ossos?

Todos nós precisamos tomar cuidado com os níveis de vitaminas no organismo. Em alguns grupos, porém, é ainda mais importante manter em alta as substâncias relacionadas aos ossos.

  • Crianças e adolescentes: Quase 90% da estrutura óssea de uma pessoa é formada durante a infância e a adolescência. A deficiência de vitaminas na fase de crescimento pode levar a problemas que perduram por toda a vida.
  • Idosos: Ao contrário do que acontece com crianças e adolescentes, os idosos praticamente não conseguem mais renovar a massa óssea. Toda ajuda com vitaminas é bem-vinda para prevenir doenças, como a osteoporose.
  • Quem sofre com doenças ósseas: Algumas pessoas têm problemas naturais de formação óssea. Para elas, é indispensável fazer sempre um trabalho de fortificação através de vitaminas e minerais.

Atletas, pessoas que sofrem com impactos constantes, gestantes e lactantes também devem ter atenção especial com a ingestão de vitaminas.

Imagem mostra uma criança em posição de exercício físico.
Crianças têm muita necessidade de vitaminas para os ossos. (Fonte: rkrandhir/ Pixabay.com)

Quais alimentos são importantes para a saúde dos ossos?

A alimentação saudável é a forma mais fácil de manter os ossos fortes e o corpo com bons níveis de vitaminas.

Quando falamos em saúde dos ossos, alguns alimentos se destacam. Vamos te apresentar alguns a seguir:

  • Sardinha: Um dos peixes mais acessíveis para a população, a sardinha é uma excelente fonte de vitamina D e traz ainda boas quantidades de vitamina A, duas das principais substâncias para os ossos.
  • Brócolis: Poucos alimentos são tão importantes para os ossos como o brócolis. Além de ser um vegetal campeão em níveis de cálcio, ele também é muito rico em vitamina K.
  • Ameixa preta: A substância presente em maior quantidade na ameixa preta é a vitamina K, mas ela conta ainda com vitamina A e com outros compostos importantes como o ácido cafeico e a rutina.
  • Fígado: Assim como nós fazemos, os animais também armazenam vitaminas no fígado. Por isso, boas quantidades de todas as substâncias são sempre absorvidas quando ingerimos essa polêmica iguaria.

É possível melhorar a saúde dos ossos através de suplementos?

A alimentação é sempre a melhor maneira de adquirir vitaminas. No caso da vitamina D, ainda é necessário tomar sol, uma vez que a luz solar é importante para que nós a produzamos naturalmente.

Mas eventualmente, os níveis de vitaminas estão baixos demais, nós temos problemas em absorvê-las e metabolizá-las ou precisamos de soluções velozes. Nessas situações, a suplementação é uma importante aliada.

Converse com o seu médico sobre os suplementos de vitaminas para a saúde dos ossos! Juntos, vocês podem chegar à conclusão de que essa é, sim, uma ótima solução!

Multivitamínico é uma boa opção para a saúde dos ossos?

Caso você e seu médico decidam que a suplementação de vitamina para os ossos é uma boa solução, você pode optar por um multivitamínico.

O multivitamínico já oferece de uma vez todas as três principais substâncias recomendadas para a saúde óssea: Vitamina A, vitamina D e vitamina K.

Dessa forma, você reduz a quantidade de suplementos a serem tomados e ainda ajuda vários outros sistemas de seu organismo.

O suplemento multivitamínico da Sundt, que é a nossa recomendação, oferece 200 microgramas de vitamina A, 5 microgramas de vitamina D e 7,5 micrograma de vitamina K a cada gota, auxiliando muito a melhora da saúde dos ossos.

Conheça suplementos de vitaminas para os ossos

A decisão por suplementar vitaminas boas para os ossos já está feita? Então tenha calma! Também podemos te ajudar a escolher os melhores produtos.

Vamos te mostrar agora como tomar a melhor decisão na compra de suplementos de vitaminas para os ossos!

Imagem mostra um homem forte sem camisa com os músculos das costas em destaque.
Suplementos de vitaminas para os ossos garantem a você força e saúde. (Fonte: Tabeajaichhalt / Pixabay.com)

Como escolher bons suplementos de vitamina para os ossos?

O primeiro passo para escolher bons suplementos de vitaminas para os ossos é saber exatamente quais são as substâncias necessárias. Se apenas a vitamina D está baixa em seu organismo, opte por um produto que a ofereça de maneira exclusiva, mas caso mais de uma falte, o multivitamínico é ideal.

Após decidir qual vitamina comprar, você precisará escolher o produto. E a tecnologia é o fator mais importante a ser levado em conta.

Cápsulas simples, mais antigas, proporcionam baixa absorção e não são tão efetivas com as lipossomais, modernas e eficazes.

O ideal para a sua saúde é optar pelos suplementos mais modernos e tecnológicos que existem, ainda mais se forem de marcas de qualidade.

Quais as vantagens das vitaminas lipossomais?

Por que, então, optar por vitaminas lipossomais?

O primeiro aspecto é a absorção. Como elas são envoltas em uma membrana de lipossomas, conseguem passar totalmente pelo estômago, chegando inteiras ao intestino. Assim, são totalmente aproveitadas pelo organismo.

Essa proteção também faz com que elas não entrem em contato com o estômago, não causando nenhum tipo de irritação.

Por fim, cápsulas ou gotas lipossomais normalmente são totalmente veganas, respeitando a natureza e os animais e podendo ser ingeridas por todas as pessoas.

Nós preparamos uma tabela com vantagens e desvantagens das vitaminas lipossomais. Confira:

VantagensDesvantagens
São absorvidas em quantidades muito superioresPodem ser mais difíceis de serem encontradas
Produzem resultados rápidosSão um pouco mais caras
Não irritam o estômago
São totalmente veganas

Conclusão

Para mantermos nossos ossos sempre saudáveis, vitaminas como A, D e K são essenciais. A alimentação e a luz solar são as melhores maneiras de consegui-las.

Eventualmente, pode ser necessário fazer suplementação de tais substâncias. Procure por produtos lipossomais, que possuem uma tecnologia muito moderna, de preferência de marcas de altíssima qualidade como a Sundt.

(Fonte da imagem destacada: scottwebb/ Pixabay.com)

References (2)

1. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Vitamina D. Acessado em 3 de novembro de 2020.
Source

2. Impacto dos nutrientes na saúde óssea: Novas tendências. Acessado em 3 de novembro de 2020.
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Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Vitamina D. Acessado em 3 de novembro de 2020.
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Impacto dos nutrientes na saúde óssea: Novas tendências. Acessado em 3 de novembro de 2020.
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