Vitamina para memória e concentração: Qual escolher

Imagem mostra uma mulher lendo um livro.

A memória e a concentração são duas das nossas funções mentais mais importantes. Com elas, podemos estudar, trabalhar, exercer funções do dia a dia com facilidade e sempre nos mantermos atualizados e informados. Mas, afinal, existem boas vitaminas para a memória e a concentração?

Sem dúvidas, muitas substâncias são capazes de ajudar a memória e a concentração e, quando estão em baixa no organismo, percebemos que tais funções começam a titubear. Preparamos um artigo que vai te contar tudo o que é preciso sobre vitaminas que ajudam a capacidade do cérebro!

Pontos-chave

  • Muitas vitaminas têm atividade no corpo relacionada à memória e à concentração. Complexo B, vitamina C, vitamina D e vitamina E são os maiores exemplos.
  • Outras questões como estresse, depressão, rotina desregulada ou abuso de álcool também podem prejudicar bastante a memória e a concentração.
  • É possível fazer suplementação de vitaminas ligadas à memória e à concentração. Os resultados são ainda mais rápidos quando o produto é de qualidade, como é o caso dos da Sundt.

Saiba tudo sobre vitamina para memória e concentração

Uma enorme parte das vitaminas e minerais mais importantes ajuda a memória e a concentração.

Para que você entenda mais sobre o assunto, responderemos a seguir algumas das dúvidas mais comuns!

Por que vitaminas são boas para a memória e a concentração?

Vitaminas são essenciais para a maior parte dos processos vitais no organismo humano. Sem elas, quase todos os sistemas começam a falhar, fazendo com que doenças se proliferem no longo prazo.

O sistema nervoso central, responsável pela memória e pela concentração, não é exceção: Várias vitaminas e minerais são relacionados com ele, mesmo que com funções muito diferentes.

Algumas vitaminas impedem a oxidação do cérebro, fazendo com que ele não envelheça e não perca suas funções básicas. Outras, auxiliam na circulação periférica, o que é ótimo para a concentração. Algumas ainda colaboram com a produção de energia, também fundamental para o cérebro.

Quando juntamos as funções de todas essas vitaminas, percebemos que a memória e a concentração têm muito a ganhar!

Como vitaminas ajudam a memória e a concentração?

O cérebro é o responsável tanto pela memória, como pela concentração. Para não sofrer com problemas em nenhuma dessas duas funções, você precisa cuidar da saúde do órgão.

Primeiro, cuide para não desenvolver problemas cerebrais como Alzheimer, perda de neurônios e depressão. Apesar de terem também outras causas, eles possuem relação com a ausência de vitamias.

Além disso, sempre estimule a sua memória. Vitaminas que impedem o envelhecimento do cérebro, que ajudam na produção de energia e que melhoram a capacidade cognitiva são as mais importantes quando falamos nessa função.

A concentração, por sua vez, está mais ligada com a energia, com o combate à fadiga e com a boa manutenção das ligações entre neurônios e da conexão com olhos e ouvidos. Muitas vitaminas fazem com que você consiga se concentrar com grande facilidade!

Você sabia que as vitaminas podem ajudar até no combate à demência senil? Essa condição atinge vários idosos, mas é possível retardá-la com doses diárias de vitamina E.

Quais são as melhores vitaminas para a memória e a concentração?

A lista de vitaminas que ajudam a memória e a concentração é grande. Vamos discutir algumas das principais:

  • Vitaminas do complexo B: As principais aliadas da memória e da concentração têm ações variadas ligadas ao sistema nervoso central como produção de energia, formação de neurotransmissores e manutenção do tecido cerebral.
  • Vitamina C: O papel antioxidante da vitamina C impede a degeneração do cérebro, que continua sempre com boas ligações. Outra função fundamental é o auxílio na absorção do ferro.
  • Vitamina D: Essa é uma substância diretamente ligada com o combate à depressão. A perda do humor e da energia sem ela é notável.
  • Vitamina E: Trabalha junto com a vitamina C para agir de maneira antioxidante, prevenindo o envelhecimento e o desgaste do cérebro.

Veja na tabela a seguir o quanto de cada uma dessas vitaminas você deve ingerir em um dia para ajudar a memória e a concentração:

VitaminaDosagem diária recomendada
Vitamina B61,3 miligrama
Vitamina B122,4 microgramas
Vitamina C90 miligramas
Vitamina D600 unidades
Vitamina E15 miligramas

O que pode prejudicar a memória e a concentração?

A falta de vitaminas não é a única possível causa para problemas com memória e concentração. Doenças e situações do dia a dia também podem prejudicar tais áreas.

Uma rotina muito estressante, ausência de sono, problemas emocionais, falta de tempo e pressão social estão entre fatores do dia a dia que prejudicam a memória e a concentração.

Doenças como depressão e ansiedade são outras possíveis causas, mesmo que elas tenham um pouco de relação com as vitaminas. O consumo excessivo de álcool ou drogas e uma rotina desregulada é também prejudicial.

Portanto, antes de diagnosticar por si só que você tem problemas de memória e concentração por falta de vitaminas, vá a um médico! Ele irá te ajudar a entender os porquês das dificuldades de se concentrar ou lembrar das coisas!

Quais alimentos podem ajudar a memória e a concentração?

A melhor fonte de vitaminas é a alimentação. Se você realmente acredita que está com níveis baixos dessas substâncias em seu organismo, deve consumir alimentos que as ofereçam em quantidades satisfatórias.

Selecionamos alguns alimentos ricos nas vitaminas mais importantes para memória e concentração:

  • Verduras de cor verde escura: As verduras desse grupo (brócolis, espinafre e similares) possuem quase todas as vitaminas relacionadas à memória e à concentração, além de outras importantes substâncias como a luteína.
  • Peixes: Ricos em vitamina D, os peixes também trazem ômega 3 e outras substâncias positivas para a memória. Eles são excelentes para melhorar a conexão entre neurônios.
  • Fígado: Muitas pessoas não gostam de fígado, mas o fato é que ele é rico na maior parte das vitaminas e, portanto, um alimento incrivelmente saudável!
  • Oleaginosas: A família das oleaginosas é composta por amendoins, amêndoas, nozes, castanhas, pistaches, entre outros. Possuem vitamina E, vitaminas do complexo B e ainda excelentes quantidades de selênio.

Procurar alimentos desses grupos pode ajudar bastante a sua memória e concentração!

Imagem mostra um recipiente cheio de espinafre.
O espinafre é um dos melhores alimentos para a memória e a concentração. (Fonte: ponce_photography/ Pixabay.com)

Podemos perceber quando a falta de vitaminas prejudica memória e concentração?

Você pode facilmente perceber que não tem mais a mesma memória do que em outras épocas, ou que não consegue mais se concentrar com facilidade. A causa, porém, é mais difícil de se precisar.

Se esses problemas aparecem junto com outros associados normalmente à falta de vitaminas, como imunidade baixa, cabelos e unhas quebradiços, pouca disposição, fadiga constante e sinais de envelhecimento, a possibilidade dessa ser a causa é alta.

Mas, ainda assim, insistimos que você não deve se diagnosticar sozinho! Sempre procure um médico para saber se é realmente a falta de vitaminas que tem te prejudicado.

Para quem tomar vitaminas para a memória e a concentração é mais importante?

As vitaminas para a memória e concentração devem ser consumidas apenas por pessoas que têm a falta das substâncias comprovada, uma vez que elas podem causar intoxicação quando em excesso.

Quem possui deficiência comprovada de vitaminas ligadas à memória e à concentração, porém, deve buscar consumi-las em maiores quantidades.

Isso se torna ainda mais importante em grupos especiais como estudantes, pessoas que trabalham constantemente com atividades que requerem memória e concentração, crianças e idosos.

Memória e concentração são importantes demais para não fazermos nada se estiverem sendo prejudicadas!

Podemos tomar suplementos de vitaminas para a memória e a concentração?

Se nós temos deficiência comprovada de vitaminas ligadas à memória e a concentração e apenas a alimentação não resolve o problema, sem dúvidas podemos optar pela suplementação!

Existem no mercado excelentes suplementos de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D e vitamina E, além de minerais importantes como ferro, selênio, magnésio e zinco.

Quem opta por suplementar as vitaminas deve apenas tomar cuidado para não descuidar completamente da alimentação e para tomar quantidades corretas, devidamente indicadas por um profissional da área da saúde. Caso contrário, há possibilidades ou do problema não ser resolvido, ou de acontecer uma intoxicação.

Multivitamínico é uma boa ideia para a memória e a concentração?

Como não é apenas uma vitamina que causa problemas com memória e concentração quando está em falta, optar pelo multivitamínico é uma boa ideia!

O multivitamínico da Sundt, que é a nossa recomendação, oferece todas as vitaminas ligadas à memória e à concentração: Complexo B, vitamina C, vitamina D e vitamina E!

Ao optar por um multivitamínico, você economiza por não precisar comprar suplementos de variadas vitaminas, tem mais praticidade e ainda ingere diversas outras substâncias importantes para o seu organismo.

Apenas preste atenção se realmente tem mais de uma substância em níveis baixos em seu organismo. Caso contrário, é melhor escolher um suplemento próprio da vitamina, evitando uma possível intoxicação dos demais.

Confira na tabela a seguir vantagens e desvantagens de tomar multivitamínico para memória e concentração:

VantagensDesvantagens
Garante suplementação de várias vitaminas importantesPode não ser ideal se há apenas uma substância em falta no organismo
Gera economia por ser apenas um suplemento
O consumo é muito mais prático
Ajuda também com outras substâncias importantes para sistemas diversos do corpo

Conheça bons suplementos para a memória e a concentração

Decidido a tomar suplementos de vitaminas para a memória e a concentração?

Então, a parte final do nosso artigo te ajuda a escolher o melhor produto possível!

Imagem mostra duas crianças atentas em um livro.
Boa memória e boa concentração ajudam nos estudos e no trabalho. (Fonte: klimkin/ Pixabay.com)

Como escolher o melhor suplemento para a memória e a concentração?

A primeira característica de um suplemento a ser observada é a tecnologia usada.

Produtos mais antigos não permitem grande absorção pelo organismo e podem até causar irritações no estômago. Por isso, opte pelo que há de mais moderno: Os suplementos lipossomais.

Suplementos lipossomais são envoltos em cápsulas de lipossomas que permitem que a vitamina chegue intacta ao intestino, sendo totalmente absorvida. Assim, todos os resultados são notados de maneira muito mais rápida!

Dentre os suplementos lipossomais, opte pelos que são de marcas de confiança. A Sundt é imbatível nesse aspecto por sempre procurar pela melhor tecnologia e por se preocupar com a sua saúde acima de tudo!

Conclusão

A memória e a concentração podem ser prejudicadas pela falta de vitaminas. Manter uma alimentação regulada, uma rotina regrada e não abusar de álcool e drogas é importante para que essas áreas tão importantes não percam eficiência.

Caso você perceba problemas com a memória e a concentração e queira tomar suplementos de vitaminas, opte por produtos com tecnologias modernas fabricados por marcas de confiança. A Sundt te oferece o que há de melhor no mercado!

(Fonte da imagem destacada: kaboompics / Pixabay.com)