Como escolher uma vitamina para aumentar a imunidade infantil?

Menino e menina de mãos dadas com por do sol atrás.

O sistema imunológico está constantemente se defendendo dos ataques de micro-organismos causadores de doenças, como bactérias, vírus e fungos. Para reforçar esse sistema, especialmente nas crianças, é preciso uma alimentação equilibrada e saudável, que fornecerá os nutrientes necessários.

Mas você sabe qual é a melhor vitamina para aumentar a imunidade infantil?

Todas as vitaminas presentes nos alimentos são importantes para a nossa saúde. Mas algumas delas são mais eficazes para potencializar o sistema imune. Tanto que não é raro precisar suplementar. Nesse caso, o melhor suplemento é aquele que aumenta a biodisponibilidade da vitamina dentro do corpo da criança.

Pontos-chave

  • O sistema imune das crianças precisa estar sempre forte para que o próprio corpo consiga combater vírus e bactérias e se recuperar de doenças.
  • Para tanto, é preciso investir em vitaminas que aumentam a imunidade infantil de modo preventivo, e não apenas quando uma doença se instala.
  • A Sundt oferece uma série de suplementos para crianças que têm a vantagem de serem mais fácil e rapidamente absorvidos pelo organismo dos pequenos.

Vitamina para aumentar a imunidade infantil: Tudo o que você precisa saber

O sistema imunológico é o responsável por nos proteger do ataque constante de vírus e bactérias, que geram doenças em nosso organismo.

Quando nossa imunidade está forte, ela mantém o corpo funcionando de forma saudável e é capaz de reagir a doenças e beneficiar tratamentos de saúde.

Mas, para que isso ocorra, o organismo precisa ser abastecido com vitaminas e outros nutrientes. E isso também vale quando tratamos do sistema imunológico infantil.

No entanto, quanto mais nova for a criança maior deverá ser a atenção dos pais e responsáveis para adotar práticas que fortaleçam a imunidade.

Menino comendo milho.
Os pequenos precisam de uma alimentação balanceada e diversificada para manter a imunidade em dia. (Fonte: vikvarga/ Pixabay.com)

O desenvolvimento do sistema imune tem inicio ainda na gravidez. E apenas se torna completo quando a criança atinge a adolescência.

Ou seja, entre o nascimento até os 15 anos aproximadamente, as crianças ainda não têm todas as defesas próprias do corpo nem os anticorpos necessários para se proteger.

Com isso, nesse período, eles ainda estão mais vulneráveis a vírus, bactérias e micróbios. Mas isso não significa que é preciso proteger as crianças a pontos de impedi-las de ter contato com os causadores de doenças.

O que é fundamental nessa fase da vida é garantir que a criança receba as vitaminas e minerais essenciais para aumentar a imunidade. E isso pode ser feito por meio de alimentação, hábitos saudáveis e preventivos ou com suplementação.

Como aumentar a imunidade da criança?

Uma criança saudável não está livre de pegar resfriados. Tanto é que, na fase inicial da vida, por volta dos 2 ou 3 anos de idade, é comum que os pequenos tenham muitos resfriados ao longo de um ano.

Mas, à medida que os pequenos crescem, seu sistema imune vai se fortalecendo e a periodicidade das doenças costumam diminuir. E isso se deve, entre outros fatores à:

  • Higiene adequada, como lavar bem as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Vacinação, que imuniza e diminui os riscos de contaminação;
  • Alimentação natural e diversificada, rica em vitaminas e minerais que aumentam a imunidade infantil;
  • Leite materno, que é recomendado como alimento exclusivo até, pelo menos, os seis meses de vida, através do qual as mães passam anticorpos para os bebês;
  • Água, que hidrata e aumenta a imunidade, já que possui cálcio, magnésio e vitaminas que fortalecem o sistema imune da criança.

No entanto, em alguns casos a imunidade infantil pode sofrer uma baixa o que, como consequência pode aumentar as chances da criança pegar gripes, resfriados, infecções e alergias.

Nos casos mais graves, a reposição de vitaminas que aumentam a imunidade infantil através de suplementos pode ser prescrita pelo pediatra.

Quais são as melhores vitaminas para imunidade infantil?

Como o organismo dos pequenos ainda está se desenvolvendo, a deficiência de nutrientes pode causar sérios problemas de saúde.

Por isso, as crianças precisam de uma grande variedade e quantidade de nutrientes. Ainda assim, é possível listar algumas das principais vitaminas infantis para aumentar a imunidade. Confira na tabela abaixo:

Vitaminas para aumentar imunidade infantilDescrição
Vitamina DMetaboliza o cálcio e o fósforo no organismo, equilibra as defesas do corpo, inibe processos inflamatórios, controla a pressão arterial, diminui o risco de diabetes e doenças metabólicas
Vitamina A Cuida da saúde dos olhos, fortalece os pulmões, evita infecções e, na infância, previne anemia
Vitamina BEsse complexo de vitaminas atua na saúde do sistema nervoso, na pele e na geração de energia para o organismo
Vitamina CAntioxidante fundamental para a produção de anticorpos e, portanto, para aumentar a imunidade da criança
Vitamina ESem essa vitamina, o sistema imunológico fica comprometido já que ela é quem aumenta a produção de imunoglobulinas.

Quais são os outros nutrientes que aumentam a imunidade da criança?

Além de vitaminas, existem também outros nutrientes que aumentam a imunidade infantil. Um exemplo são os sais minerais, também presentes na alimentação natural e em suplementos alimentares.

Entre os sais minerais que fortalecem o sistema imunológico da criança, destacamos:

  • Zinco: Baixos níveis de zinco no organismo infantil podem afetar o funcionamento do sistema imune, prejudicando os linfócitos, que são as células responsáveis pela defesa do corpo. O zinco pode ser encontrado em grãos integrais, aveia, castanhas, nozes e amêndoas;
  • Ferro: A deficiência de ferro também prejudica a imunidade infantil, já que aumenta as chances de a criança desenvolver um quadro de anemia ferropriva e de doenças infecciosas. Este nutriente pode ser encontrado no feijão, couve, espinafre e agrião.

Onde encontrar a vitamina infantil para imunidade?

Como vimos, as melhores vitaminas para aumentar a imunidade da criança estão nos alimentos naturais ou nos suplementos.

Mas para lhe ajudar, listamos a seguir quais são os alimentos mais indicados para fortalecer o sistema imunológico:

  • Vitamina D: A exposição solar pode oferecer até 80% da quantidade de vitamina D que o corpo precisa diariamente, enquanto os outros 20% podem ser obtidos por meio de alimentos como o óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, gema de ovo e cogumelos;
  • Vitamina A: Esse nutriente é encontrado em vegetais como a cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, e em frutas como o melão e o mamão;
  • Vitamina B: Algumas vitaminas do complexo B podem ser encontradas no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, banana e abacate;
  • Vitamina C: Essa vitamina é abundante em frutas cítricas como acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, além de estar presente também nas folhas verdes escuras e no pimentão verde;
  • Vitamina E: Está presente no germe de trigo, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Quando a criança deve tomar suplemento para imunidade?

Ainda que apenas o pediatra possa definir com segurança quando uma criança deve adotar a suplementação de vitamina para aumentar a imunidade infantil, existem alguns casos em que os suplementos podem se fazer necessários.

Confira a seguir as situações nas quais é mais comum o uso de suplemento infantil:

  • Alimentação pobre em vitaminas e minerais;
  • Dieta baseada em produtos industrializados;
  • Dieta restritiva e/ou intolerância alimentar;
  • Recuperação de doenças e/ou cirurgias;
  • Doenças crônicas, como cardiopatias, renais e hepáticas;

Quais cuidados você deve ter com a vitamina infantil?

Se a criança se alimentar bem, provavelmente não terá problemas com a falta de vitaminas e minerais. Mas, para se certificar, é indispensável a consulta frequente com o pediatra.

Especialistas recomendam que os pequenos devem visitar o médico com a seguinte periodicidade:

  • Mensalmente, durante o primeiro ano de vida;
  • Trimestralmente, até a criança completar três anos;
  • Semestralmente, até atingir a adolescência.

As visitas ao médico são importantes, porque apenas o pediatra poderá avaliar a saúde nutricional dos pequenos e prescrever ou não o reforço de vitaminas para aumentar a imunidade.

E, principalmente quando consideramos suplementos, é preciso atenção redobrada. Isso porque existem algumas vitaminas que, quando ingeridas sem necessidade ou em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

Quais são os tipos de suplementos para imunidade infantil?

Se o pediatra entender que o uso de suplementos é a opção ideal para aumentar a imunidade da criança, é preciso saber escolher o melhor produto. Afinal, são tantos à venda, que essa pode se tornar uma tarefa árdua.

Para facilitar sua escolha, recomendamos que você leve em conta os seguintes critérios antes de comprar um suplemento infantil:

  • Fórmula: Você vai encontrar suplemento de vitamina isolada, combinada com outros tipos ou o polivitamínico infantil, que conta com vários nutrientes na mesma composição;
  • Dosagem: É preciso avaliar a dose de cada vitamina da fórmula para garantir o efeito desejado e evitar hipervitaminose.

Mas existe um terceiro critério que você não deve deixar de lado: A eficiência. Mas como saber qual suplemento realmente funciona? Para isso é preciso observar a taxa de absorção da vitamina presente na cápsula.

O fato é que os suplementos à venda hoje em dia não garantem que toda a vitamina presente neles será, de fato, absorvida pelo organismo. Assim como ocorre com os alimentos, parte dos nutrientes acaba sendo expelido pela urina e fezes.

Para contornar esse problema, e fazer com que 100% da vitamina seja aproveitada pelo corpo da criança, a Sundt, uma fabricante europeia, trouxe para o Brasil o suplemento lipossomal.

Por que a vitamina infantil lipossomal é a melhor?

O suplemento lipossomal é uma inovação no mercado de suplementos do mundo. Sua grande diferença em relação aos demais é que ele é produzido com uma técnica que envolve lipossomas.

Esses lipossomas criam camadas em volta da vitamina para imunidade infantil e, quando consumidas, são mais facilmente digeridas pelo intestino. Com isso, a flora intestinal dos pequenos é preservada e sofre menos danos gastrintestinais.

Mulher segurando comprimido.
A vitamina lipossomal é totalmente aproveitada pelo corpo. (Fonte: Artem Podrez/ Pexels.com)

Além de chegar mais rápido à corrente sanguínea, a vitamina lipossomal infantil ainda garante um aumento da biodisponibilidade do nutriente.

Por isso, a vitamina para aumentar imunidade infantil da Sundt é a melhor. Todo o nutriente presente no suplemento será absorvido pelo corpo e nada se perderá. Com isso, a criança sentirá os efeitos benefícios da vitamina mais rapidamente.

Além disso, o suplemento lipossomal não possui adição de aditivos químicos em sua fórmula.

Conclusão

A melhor vitamina para aumentar a imunidade infantil é, na verdade, um conjunto de ações que inclui: alimentação saudável e diversificada, hidratação, aleitamento materno e, em alguns casos, o uso de suplementos.

Entre os nutrientes que mais atuam no sistema imune estão a vitamina C, D, A, E e do complexo B.

Em casos em que o pediatra prescreve o suplemento, vale considerar o que tem mais eficiência no quesito absorção. No Brasil, esse suplemento é o lipossomal da Sundt, que acelera a digestão e otimiza o aproveitamento da vitamina no organismo da criança.

(Fonte da imagem destacada: Bessi/ Pixabay.com)

References (6)

1. Vitamina D - Ministério da Saúde
Source

2. Desnutrição: consequências em longo prazo e efeitos da recuperação nutricional - Departamento de Fisiologia da Unifesp
Source

3. Suplementos nutricionais, por Mauro Fisberg, membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria - Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP.
Source

4. Deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes - Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Source

5. Suplementação de Nutrientes - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Source

6. Uso de suplemento vitamínicos e/ou minerais por crianças menores de seis meses no interior do estado de Pernambuco. Universidade Federal de Pernambuco.
Source

Artigo
Vitamina D - Ministério da Saúde
Go to source
Artigo
Desnutrição: consequências em longo prazo e efeitos da recuperação nutricional - Departamento de Fisiologia da Unifesp
Go to source
Artigo
Suplementos nutricionais, por Mauro Fisberg, membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria - Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP.
Go to source
Documento científico
Deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes - Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Go to source
Boletim
Suplementação de Nutrientes - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Go to source
Artigo
Uso de suplemento vitamínicos e/ou minerais por crianças menores de seis meses no interior do estado de Pernambuco. Universidade Federal de Pernambuco.
Go to source