Vitamina K2: Quais os alimentos mais ricos?

Imagem mostra um queijo camembert, um gouda e um cheddar.

Você está precisando de mais vitamina K2 em seu organismo? Quer sentir mais os efeitos excelentes que ela trás para seus ossos, sua pele e seu sistema circulatório? Não se preocupe: Nesse artigo, falaremos sobre os alimentos mais ricos na substância e explicaremos como ela age no corpo humano!

Derivada da vitamina K, a vitamina K2 é essencial para a metabolização do cálcio no corpo. Portanto, é importante para todos, mas ainda mais para idosos ou pessoas com problemas na estrutura óssea. Saiba que a alimentação saudável é a melhor forma de dar ao seu organismo níveis satisfatórios da substância!

Pontos-chave

  • Você consegue encontrar boas quantidades de vitamina K2 tanto em produtos de origem animal, como de origem vegetal. Trata-se de uma substância bastante versátil.
  • Uma alimentação rica em vitamina K2 é importante não apenas para os ossos, mas para a sua longevidade em geral. O sistema circulatório é um dos mais beneficiados.
  • Se for preciso fazer suplementação de vitamina K2, procurar pelos produtos lipossomais é a melhor ideia. Nós recomendamos o suplemento da Sundt.

Conheça os alimentos mais ricos em vitamina K2

A vitamina K2 está presente em muitos alimentos. Ela pode ser encontrada tanto em animais, como em vegetais, o que a faz acessível para todos.

A seguir, vamos falar sobre os alimentos mais ricos em vitamina K2 e trazer outras informações sobre a substância!

O que é vitamina K2 e como ela atua no organismo?

Menaquinona é o nome do composto químico que nós costumamos chamar de vitamina K2. É uma das três substâncias que fazem parte da família das vitaminas K, junto com a K1 e a K3.

Normalmente, a vitamina K2 é produzida por bactérias através da fermentação da vitamina K1. Por isso, ela é mais comum em alimentos de origem animal, apesar de também ser encontrada nos de origem vegetal.

Uma vez absorvida pelo corpo humano, a vitamina K2 tem como principal função a metabolização e a regulagem do cálcio, distribuindo-o para o organismo. Ela trabalha em parceria com a vitamina D para isso.

Outra função da vitamina K2 é a regulagem de algumas proteínas e aminoácidos essenciais. Ela é importante para os ossos, o sistema circulatório, a pele, o sistema neurológico e mais.

Você sabia que a vitamina K1 e a vitamina K3 também são importantes para nós? As três substâncias trabalham em conjunto e são adquiridas pela alimentação, trazendo benefícios principalmente para o sistema circulatório.

Quais os principais benefícios da vitamina K2?

Ao ajudar a metabolização e a regulagem do cálcio no organismo, a vitamina K2 gera vários benefícios para nós. O mais claro é a melhoria da saúde dos ossos, que se tornam mais fortes e resistentes, impedindo doenças como a osteoporose.

A regulagem do cálcio também impede que o mineral se deposite nas veias, artérias, rins e outros locais indesejados do corpo. Isso melhora nosso sistema circulatório e aumenta a nossa longevidade, diminuindo as chances de problemas como infartos e derrames.

Quando não há regulagem apropriada do cálcio, ele pode se depositar até mesmo na pele, levando a envelhecimento precoce e a problemas quanto ao seu aspecto.

Para que você tenha uma ideia mais clara dos benefícios da vitamina K2, fizemos uma pequena tabela que os explica:

VantagensDesvantagens
Melhora a saúde dos ossos e previne doenças e fraturasEm excesso, pode ser prejudicial para o fígado
Impede que o cálcio seja depositado nas veias e artériasPode levar ao surgimento de coágulos se consumida além do necessário
Permite maior longevidade para o corpo
Melhora a saúde da pele
Ajuda com proteínas essenciais

Quanto de vitamina K2 precisamos em nossa dieta?

De acordo com a literatura médica, os valores saudáveis diários de vitamina K2 para um humano adulto estão entre 45 e 120 microgramas.

Se não consumimos o bastante da substância, podemos passar a ter doenças sobre as quais falaremos mais tarde. Isso pode fazer com que um médico peça um exame para verificar a sua deficiência no organismo.

Os níveis de referência de vitamina K2 no corpo humano estão entre 0,1 e 2,1 miligramas por litro. Adultos com resultados fora desse padrão estão com falta ou excesso da substância.

Como podemos ingerir vitamina K2?

A vitamina K2 é uma das poucas que nosso organismo produz naturalmente. Ele a obtém através da fermentação da vitamina K1 no intestino. Porém, a quantidade gerada pelo corpo é insuficiente e cai muito com o passar dos anos.

Nossa melhor fonte de vitamina K2 é a alimentação. Pessoas saudáveis conseguem extrair as quantidades necessárias da substância de refeições balanceadas.

É possível encontrar vitamina K2 em uma grande quantidade de alimentos. Se você deseja consumi-la em quantidades satisfatórias, basta criar uma dieta com os ingredientes ideais!

Existe também a possibilidade de suplementar vitamina K2.

Quais os alimentos mais ricos em vitamina K2?

Você chegou a esse artigo com uma pergunta principal: Quais os alimentos com as maiores quantidades de vitamina K2?

Preparamos, então, uma lista com alimentos que te oferecem grandes dosagens da substância, além de uma tabela muito útil!

Imagem mostra um prato de chucrute com ervas ao lado.
Típico da culinária alemã, o chucrute é riquíssimo em vitamina K2. (Fonte: 4174332 / Pixabay.com)

Queijos fermentados

Como a fermentação ajuda a formar vitamina K2, a substância é muito abundante em queijos que passam por esse processo. Podemos citar como exemplos principais o gorgonzola, o gouda, o brie e o camembert.

Repolho

Para os veganos, uma opção excepcional como fonte de vitamina K2 é o repolho. Ele pode ser apreciado tanto em sua forma original, quanto como chucrute, alimento que também é resultado de um processo de fermentação.

Fígado

Não há como fugir do fígado de boi quando o assunto é vitamina. Esse alimento divide opiniões quanto ao seu sabor, mas é sem dúvidas uma das mais fantásticas fontes de nutrientes para o corpo humano!

Óleos

Tanto o óleo de soja, muito comum na nossa alimentação, como o azeite de oliva, tradicional do mediterrâneo mas também usado aqui, são boas fontes de vitamina K2. Eles são acessíveis e podem ser consumidos por todos os públicos!

Mas ainda há outros alimentos ricos em vitamina K2, e por isso precisamos te apresentar uma tabela!

Os alimentos mais ricos em vitamina K2: A tabela

O alimento campeão em vitamina K2 é tradicional do Japão: Natto, um tipo de soja fermentada que oferece nada menos do que 1298 microgramas da substância a cada 100 gramas. Mas, como ele é raríssimo por aqui, não o colocamos na tabela.

Veja a seguir alimentos e quantidades de vitamina K2 em microgramas por 100 gramas:

AlimentoQuantidade de vitamina K2 (mcg/100g)
Salsa548
Espinafre380
Queijos fermentados350
Repolho339
Agrião315
Brócolis179
Óleo de soja173
Iogurte150
Fígado de boi109
Óleo de oliva80

O que acontece se não ingerimos vitamina K2 em quantidades suficientes?

A principal consequência da deficiência da vitamina K2 é a pouca absorção de cálcio e a distribuição irregular desse mineral pelo organismo. Com isso, vários problemas podem aparecer:

  • Facilidade de fraturas e lesões: Como os ossos não recebem cálcio o suficiente, doenças como a osteoporose podem aparecer (principalmente em mulheres idosas). As fraturas e as lesões se tornam mais frequentes.
  • Envelhecimento precoce: A desregulagem da distribuição de cálcio pelo organismo leva a um acúmulo do mineral na pele e em outros lugares indesejados, acelerando o envelhecimento.
  • Problemas no sistema circulatório: Um dos lugares que o cálcio mais se deposita quando não é bem regulado é nas veias. Assim, não apenas há maiores chances de infartos e derrames, como essas importantes vias sanguíneas também perdem a elasticidade e envelhecem.

A falta de vitamina K2 não produz sintomas imediatos claros, como acontece, por exemplo, com a vitamina C. Seus problemas são mais sorrateiros, o que pode levar a um diagnóstico muito tardio. Por isso, fique atento para consumi-la em quantidades suficientes!

É possível suplementar vitamina K2?

Sem dúvidas! Cada vez mais, as marcas de suplementos investem em produtos confiáveis, capazes de regular os níveis de vitamina K2 no organismo e trazer muitos benefícios para a saúde a longo prazo.

Portanto, caso você não consuma alimentos ricos o bastante em vitamina K2 e precise passar por uma suplementação, um médico te recomendará algum produto que te ajudará a manter os níveis da substância em alta.

É importante tomar apenas suplementos de qualidade, já que eles têm as melhores chances de produzirem os efeitos esperados!

Vitamina K2: Conheça os melhores suplementos

Como tomar suplementos de qualidade é algo importante para a saúde, preparamos um setor do texto apenas te ensinando como comprar os melhores produtos.

A seguir, as principais características dos melhores suplementos de vitamina K2!

Imagem mostra um frasco com cápsulas.
Há ótimos suplementos de vitamina K2 no mercado. (Fonte: stevepb / Pixabay.com)

Como saber se um suplemento de vitamina K2 é de qualidade?

Antes de comprar um suplemento de vitamina K2, verifique algumas questões fundamentais: Existe comprovação científica de sua eficácia? O produto tem certificados de agências reguladoras do Brasil ou do exterior? Há boa aprovação por parte dos consumidores?

Além dessas características e certificados, você deve olhar para a tecnologia utilizada. Os produtos lipossomais usam o que existe de mais moderno atualmente e, por isso, são as opções que devem ser mais valorizadas.

Segurança, tecnologia e eficiência são as características indispensáveis para um suplemento de vitamina K2.

Por que optar pelos melhores suplementos de vitamina K2?

A grande diferença de um bom suplemento de vitamina K2 para um mediano é a capacidade superior de absorção.

É por isso que a tecnologia lipossomal faz tanta diferença: Com ela, o suplemento se mistura diretamente com as células do intestino, o que faz com que a absorção seja quase completa. Seu corpo aproveita praticamente toda a dosagem ingerida.

Ter a dosagem ingerida totalmente aproveitada não só garante resultados, como faz com que eles venham de maneira muito mais rápida. E você ainda possui um total controle sobre o quanto de vitamina K2 está tomando diariamente!

Se você procura por uma recomendação de suplemento, o da Sundt é uma excelente pedida. Além de usar a tecnologia lipossomal, demonstra grande preocupação com a sua saúde e com o planeta. É um produto de resultados rápidos e excelentes!

Conclusão

Para manter a sua saúde sempre em alta, você deve procurar por alimentos ricos em vitamina K2. Queijos fermentados, repolho, espinafre, brócolis, fígado de boi e óleos estão entre as melhores opções. Independentemente de sua dieta, é possível encontrar comidas saborosas e saudáveis.

Caso sua alimentação seja inadequada ou você tenha dificuldades na absorção da substância, porém, pode ser necessário suplementar a vitamina K2. Nesse caso, os produtos lipossomais, como os da Sundt, são os que podem te trazer mais benefícios.

(Fonte da imagem destacada: AlbanyColley / Pixabay.com)