Vitamina E engorda?

Imagem mostra uma barriga feminina definida.

A lista de benefícios da vitamina E é enorme durante toda a vida humana. Não importa se para bebês, crianças, adultos ou idosos, ela tem muito a oferecer. Antes de consumi-la, porém, muitas pessoas se perguntam: Vitamina E engorda? É sobre isso que falaremos a seguir!

Para entender todos os possíveis efeitos da vitamina E no organismo e no peso, vamos falar sobre como a substância age, quais são seus benefícios e onde encontrá-la. Assim, você se tornará um especialista no assunto e poderá consumi-la com bastante segurança.

Pontos-chave

  • A ação antioxidante da vitamina E é importantíssima para o organismo. Ela combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e é fundamental especialmente para a saúde cardiovascular.
  • Por ser uma das substâncias que nosso corpo é capaz de armazenar, a vitamina E raramente está em falta no organismo.
  • Caso aconteça da vitamina E estar em falta, você pode optar por suplementos de muita qualidade. Nossa principal recomendação é o produto da Sundt.

Saiba tudo sobre os efeitos da vitamina E no organismo

Afinal, por que devemos consumir vitamina E? Quais alimentos a trazem em grandes quantidades? Será que ela é mesmo indispensável?

Selecionamos uma série de perguntas sobre a substância para responder a partir de agora!

O que é vitamina E e para que ela serve?

A vitamina E é uma substância lipossolúvel, ou seja, que precisa de gordura para ser absorvida pelo nosso corpo. Também é conhecida como tocoferol e está presente principalmente em alimentos de origem vegetal.

A principal característica da vitamina E é a sua capacidade antioxidante. Ela combate os radicais livres e desacelera ações do organismo que levam ao envelhecimento precoce.

É importante manter os níveis de vitamina E satisfatórios no organismo para que a qualidade de vida seja alta e a saúde de diversos sistemas se mantenha protegida. Vale mencionar, porém, que essa é uma das substâncias essenciais, que raramente fica em falta no corpo humano.

Quais as principais funções da vitamina E no organismo

A lista de funções da vitamina E no organismo humano é bastante grande. Confira algumas das principais:

  • Imunologia em bebês: Em recém-nascidos ainda sem sistema imunológico desenvolvido, a vitamina E ajuda a combater vírus e bactérias que podem levar a infecções fatais.
  • Ação antioxidante: O combate aos radicais livres é importante não só para retardar o envelhecimento, mas para manter a saúde do sistema cardiovascular e neurológico.
  • Combate de tumores relacionados à testosterona: Alguns tumores, principalmente na próstata, são relacionados à testosterona. Eles podem ser combatidos com o uso da vitamina E.
  • Recuperação muscular: Atletas e pessoas que fazem exercícios físicos com frequência têm muito a ganhar com a vitamina E: A substância permite uma regeneração muscular muito mais veloz.

Estudos já mostraram também a utilidade da vitamina E no combate a doenças como Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica, além de uma constante ajuda para a capacidade cognitiva em todas as fases da vida.

Você sabia que a ação da vitamina E no combate aos radicais livres e ao envelhecimento é potencializada quando combinada com a vitamina C? Manter as duas substâncias em níveis altos no organismo é fundamental!

Afinal, vitamina E engorda?

Não existe nenhum tipo de evidência científica de que a vitamina E engorde. Ela não possui calorias ou gorduras e, por isso, não tem a capacidade de gerar ganho de peso em uma pessoa.

Caso você queira tomar vitamina E, mas tenha preocupações quanto a um eventual ganho de peso, pode ficar tranquilo: A substância por si só não fará com que você engorde.

Qualquer ganho de peso que aconteça após o início do consumo de vitamina E virá de outras fontes.

Por que há relatos de ganho de peso junto ao consumo de vitamina E?

Existem algumas vitaminas relacionadas ao ganho de peso que aumentam o apetite, o que pode interferir na balança se você não praticar exercícios com regularidade. Esse não é o caso da vitamina E.

Nenhuma ação conhecida da vitamina E está ligada ao ganho de peso, o que faz com que qualquer relato nesse sentido da substância seja apenas uma coincidência.

A vitamina E não engorda, nem produz efeitos no organismo que podem levar a quilos extras. Se você notar diferenças após começar a consumir a substância, veja quais outros hábitos também modificou recentemente!

Imagem mostra um homem pedalando.
A prática constante de exercícios físicos te ajuda a manter o peso ideal. (Fonte: Skitterphoto/ Pixabay.com)

A vitamina E é uma boa ideia para quem treina?

Pessoas que fazem muitos exercícios físicos e atletas têm muito a ganhar com a vitamina E. O motivo é que a substância é excelente para a regeneração dos músculos.

Assim, quando os níveis de vitamina E estão bons no organismo, a recuperação muscular é muito mais rápida, o que impede dores e faz com que o corpo se sinta pronto para novas atividades em um menor espaço de tempo.

Perceba, porém, que isso não significa que você deve tomar vitamina E só porque treina. Apenas certifique-se que a substância está presente em níveis satisfatórios no seu organismo.

Quanto de vitamina E devemos consumir por dia?

A dose diária recomendada de vitamina E é de 10 miligramas para adultos. Caso você consuma um pouco mais do que isso, porém, ainda aproveitará os benefícios da substância, especialmente a ação antioxidante.

O nosso corpo tem a capacidade de armazenar vitamina E e, portanto, mesmo que não se atinja sempre o consumo necessário para cada dia, a deficiência não deve aparecer.

Preste atenção para não consumir níveis de vitamina E muito acima da dose diária recomendada, o que pode levar a problemas, e para não passar diversos dias ingerindo menos da substância do que o ideal.

É possível ter intoxicação por vitamina E?

Sim, é possível ter intoxicação por vitamina E quando se consome doses da substância muito acima do esperado.

O primeiro problema gerado pelo excesso de vitamina E é a diminuição da capacidade de absorção das vitaminas A e K, importantes para os ossos, para a coagulação, para a saúde cardiovascular, entre outros.

Complicações mais sérias aparecem no formato de hemorragias e de dificuldade da capacidade de coagulação, o que é relacionado principalmente com a falta de vitamina K.

Se você faz quimioterapia ou radioterapia, usa medicamentos para depressão, diabetes ou coagulação, deve tomar muito cuidado com potenciais problemas causados pelo excesso de vitamina E.

Quais alimentos são as principais fontes de vitamina E?

A vitamina E está presente principalmente em alimentos de origem vegetal. Porém, alguns oriundos dos animais também podem oferecê-la em boas quantidades.

Veja a seguir uma lista de alimentos ricos em vitamina E:

  • Semente de girassol: Um dos campeões em vitamina E, a semente de girassol é um pouco difícil de ser encontrada, mas traz excelentes benefícios para a saúde.
  • Amendoim: Também da classe das oleaginosas, os amendoins são muito mais acessíveis para a população e não deixam de ter ótimas quantidades de vitamina E.
  • Fígado: Não importa qual é a vitamina em questão, o fígado é uma excelente fonte. Seja na vaca, no frango ou no ganso, o armazenamento da substância acontece nesse órgão.
  • Ovos: Base da alimentação de muitos brasileiros, o ovo também é capaz de proporcionar uma boa quantidade de vitamina E para todos.

Confira uma tabela com alimentos e as quantidades de vitamina E que oferecem:

AlimentoQuantidade de vitamina E a cada 100 gramas
Semente de girassol52 mg
Avelã24 mg
Azeite de oliva12,5 mg
Castanha do pará7,14 mg
Amendoim7 mg
Mariscos2 mg
Ovos2 mg
Abacate1,4 mg
Abóbora1,05 mg
Fígado cozido0,51 mg

Suplementar vitamina E é uma boa ideia?

Como já mencionamos, a vitamina E é armazenada pelo nosso organismo. Por esse motivo, é uma das substâncias essenciais que raramente fica em falta.

Mas caso você faça um exame e constate falta de vitamina E, precisará sim passar a consumi-la em maiores quantidades. A suplementação será uma opção válida.

Converse com um médico e analise a possibilidade de buscar suplementos de vitamina E. Essa pode ser uma forma rápida e eficaz de combater qualquer tipo de deficiência.

Suplementos de vitamina E: Conheça os melhores

Para finalizarmos nosso artigo, vamos pensar na possibilidade de você precisar suplementar vitamina E: Como saber se um produto é realmente o ideal?

É hora de discutirmos sobre como encontrar os melhores suplementos de vitamina E!

 Imagem mostra várias cápsulas em uma colher.
Cápsulas de vitamina E podem fazer muito bem para a sua saúde. (Fonte: Mizianitka / Pixabay.com)

Como escolher o melhor suplemento de vitamina E?

Para saber se um suplemento de vitamina E é de alto nível, você deve prestar atenção em duas características principais: a tecnologia usada e a confiabilidade da marca.

Os suplementos lipossomais são os mais modernos que existem no mercado. Eles usam uma tecnologia que cria uma membrana de lipossomas em torno do nutriente, permitindo assim que a absorção pelo organismo seja praticamente completa.

Um produto lipossomal faz efeito de maneira mais rápida e não agride o seu corpo.

Nós recomendamos que você procure pelos suplementos de vitamina E da Sundt. Essa marca usa a tecnologia lipossomal e ainda se preocupa com qualidade e eficiência. Afinal, quando o assunto é a sua saúde, não é uma boa ideia brincar ou optar pelo que é mais barato!

Veja abaixo uma tabela que preparamos com as principais vantagens e desvantagens dos suplementos lipossomais da Sundt:

VantagensDesvantagens
Proporcionam uma enorme absorção, levando a rápidos resultadosHá outros suplementos mais baratos disponíveis no mercado
Não agridem o seu estômago e nem geram irritações
São feitos por uma empresa que se preocupa com você e com o meio ambiente
Totalmente veganos
Usam o que há de mais moderno na tecnologia de suplementos

Conclusão

Você pode ficar tranquilo: Vitamina E não engorda. A substância, que é importante em vários aspectos para a nossa saúde, está presente em diversos alimentos e é armazenada pelo organismo. Possuir deficiência em seus níveis é algo raro.

Porém, caso você eventualmente precise suplementar a vitamina E, saiba que existem ótimas opções no mercado. Os suplementos lipossomais da Sundt são modernos e tecnológicos, permitindo uma rápida recuperação em qualquer problema que exista relacionado à ausência da substância.

(Fonte da imagem destacada: Pexels/ Pixabay.com)