A importância da ingestão de vitamina C é conhecida por todos. Ela é fundamental na dieta porque, entre outras coisas, protege contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Mas, além disso, você sabe para que serve a vitamina C e como tomar?
A seguir, vamos explicar todos os benefícios desse nutriente, apontar quando você deve considerar a suplementação e mostrar porque o novo suplemento lipossomal é mais eficiente dos que os outros.
Contents
- 1 Pontos-chave
- 2 Vitamina C: Tudo o que você precisa saber
- 2.1 Vitamina C no organismo: Quais os benefícios?
- 2.2 Para que serve a vitamina C na pele e no rosto?
- 2.3 A vitamina C também serve para o cabelo?
- 2.4 Como tomar vitamina C?
- 2.5 O excesso de vitamina C pode fazer mal?
- 2.6 Vitamina C: Como saber a dose ideal?
- 2.7 Quando é preciso suplementar a vitamina C?
- 2.8 Suplemento de vitamina C: Lipossomal ou comum?
- 3 Conclusão
Pontos-chave
- A vitamina C serve para proteger contra o escorbuto, ajudar na formação do colágeno e na absorção do ferro.
- Se não for suprida satisfatoriamente por meio dos alimentos, é recomendado o uso do suplemento alimentar.
- O suplemento lipossomal da Sundt é a mais nova tecnologia do mercado, e se destaca por aumentar a biodisponibilidade da vitamina C.
Vitamina C: Tudo o que você precisa saber
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Ela serve para manter o nosso organismo saudável em vários aspectos.
Além de ter um alto poder antioxidante, a vitamina C é responsável por nos proteger do escorbuto. O escorbuto é uma condição que provoca sangramento nas gengivas, deixa os dentes suscetíveis à queda e reduz o tempo de cicatrização das feridas.

Mas a vitamina C também tem uma relação direta com a formação do colágeno e a absorção de ferro pelo nosso corpo. Por isso, esse nutriente serve para melhorar a imunidade, além da saúde dos olhos, dos cabelos e da pele.
A vitamina C traz tantos benefícios para a saúde, que a sua falta no organismo pode causar vários prejuízos.
E isso não é tão raro de acontecer, já que nem sempre apenas a ingestão de alimentos ricos em vitamina C é o suficiente. Para manter níveis adequados desse nutriente em nosso corpo, pode ser necessário suplementar.
Vitamina C no organismo: Quais os benefícios?
A vitamina C serve para que uma série de processos ocorram diariamente em nosso organismo. Entre as funções mais importantes que são atribuídas a ela, podemos destacar as seguintes:
Vitamina C serve para | Descrição |
Imunidade | A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, o nível de anticorpos e combate vírus e bactérias |
Absorção de ferro | Essa vitamina aumenta a biodisponibilidade de ferro, nutriente que evita a anemia e o retardo do desenvolvimento cognitivo |
Produção de colágeno | A vitamina C participa da produção do colágeno, uma proteína benéfica para a pele, ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos |
Visão | Esse nutriente combate o envelhecimento, o que ajuda a prevenir a degeneração da mácula na retina |
Gripes e resfriados | A vitamina C atua na prevenção e redução dos sintomas de gripes e resfriados |
Prevenir derrames | Níveis adequados de vitamina C evitam a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias |
Evitar doenças | A vitamina C é antioxidante e diminui os riscos de diversas doenças, entre elas o câncer, além de processos degenerativos |
Para que serve a vitamina C na pele e no rosto?
Além de servir para o pleno funcionamento do organismo e evitar diversas doenças, a vitamina C também tem efeitos positivos na pele do corpo e do rosto.
Quando está presente no corpo, a vitamina C é capaz de evitar o envelhecimento da pele. Isso ocorre justamente por conta de seu alto poder antioxidante e pela sua atuação na formação do colágeno.
O colágeno é uma proteína importantíssima, que proporciona sustentação e firmeza para a pele. Além disso, a vitamina C, ao neutralizar os radicais livres, acaba protegendo a pele contra a degradação do colágeno.

Ou seja, além de participar da produção do colágeno, a vitamina C ainda evita a sua perda.
Outra funcionalidade da vitamina C na pele é a capacidade que ela tem de clarear manchas escuras. Esse nutriente apresenta propriedades que ajudam no clareamento de melasma e marcas de acne.
Todos esses benefícios se refletem no grande uso dessa vitamina em suplementos, cosméticos e produtos de tratamento. Confira abaixo as principais funções desse nutriente na pele do rosto e do corpo:
- Combate e previne o envelhecimento cutâneo;
- Potencializa a proteção do filtro solar;
- Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;
- Ajuda no clareamento de manchas;
- Deixa a pele mais luminosa e firme;
- Estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina, melhorando a hidratação e o viço da pele;
Na pele, a vitamina C pode ser usada de forma tópica, por meio de cremes anti-idade, sérum, filtro solar e hidratantes ou através da ingestão de suplementos.
No entanto, antes de utilizar a vitamina C e incluir esse nutriente em sua rotina de cuidados diários com a pele, é fundamental que você consulte seu dermatologista para evitar efeitos colaterais.
A vitamina C também serve para o cabelo?
Sim, os fios capilares também se beneficiam da presença da vitamina C no nosso organismo. Afinal, assim como qualquer parte do corpo, também os cabelos precisam de nutrição.
E, mais uma vez, é a atuação dessa vitamina sobre a produção de colágeno e o seu alto poder antioxidante que se refletem na saúde dos cabelos.
Afinal, o colágeno fortalece e hidrata os fios. Já a ação antioxidante da vitamina C ajuda a prevenir a irritação e a descamação do couro capilar. Veja a seguir, os mais importantes benefícios da vitamina C para os cabelos:
- Diminui o pH dos fios: Isso faz com que as cutículas se fechem, aumentando o brilho;
- Protege os fios: Ao fechar as cutículas e combater os radicais livres, a vitamina C deixa os cabelos mais fortes e resistentes às químicas;
- Combate a descamação: A vitamina C serve para evitar que o sebo produzido naturalmente pelo corpo oxide e irrite o couro cabeludo;
- Elimina resíduos: Esse nutriente também remove os restos de xampu.
Como tomar vitamina C?
Como vimos, nosso corpo não sintetiza a vitamina C. Por isso, precisamos adquiri-la de fontes externas como os alimentos e os suplementos. As melhores fontes de alimentos ricos em vitamina C são as frutas frescas como:
- Frutas cítricas;
- Goiaba;
- Tomates;
- Pimentão verde.
No entanto, de acordo com os especialistas, a vitamina C é rapidamente decomposta pelo calor.
Por isso, uma opção mais eficiente é usar suplementos. Mas também nesse caso é preciso atenção, já que a maioria não garante uma boa absorção do nutriente.
A exceção é o suplemento lipossomal da Sundt que foi desenvolvido para agir mais rapidamente no organismo.
O excesso de vitamina C pode fazer mal?
Como a vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, ela é diluída em água, é pouco provável que ela possa causar mal. Até porque, quando há excesso desse nutriente no organismo, o próprio corpo trata de eliminá-lo através da urina.
Mas é claro que, dependendo da sua condição de saúde, podem haver exceções. Por exemplo, quem tem algum distúrbio nos rins, pode ter dificuldades em eliminar o excesso de vitamina C.

Outra situação em que pode ocorrer o excesso de vitamina C é com a ingestão indiscriminada de suplemento.
E os efeitos do uso exagerado não são agradáveis. Alguns deles são: Distúrbios gastrointestinais, sobrecarga de ferro e cálculos renais.
Vitamina C: Como saber a dose ideal?
De acordo com a Anvisa, a necessidade diária de vitamina C para adultos é de 45 mg. Mas esse valor pode ser ainda maior para gestantes, lactantes e idosos.
De todo modo, a dose pode variar dependendo da sua necessidade nutricional e condição de saúde. Sendo assim, não dispense a orientação médica.
Quando é preciso suplementar a vitamina C?
Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o corpo não armazena a vitamina C em quantidades altas. Justamente por isso, é preciso que o consumo desse nutriente seja diário.
Se você não tiver uma alimentação balanceada, se consumir prioritariamente alimentos cozidos ou tiver alguma doença que dificulte a absorção da vitamina C, a melhor opção será usar o suplemento.
Além disso, observe os sinais que o seu corpo dá. Veja alguns dos sintomas que indicam a falta de vitamina C no organismo:
- Cansaço, palidez e tontura;
- Manchas arroxeadas na pele;
- Deformidades ósseas e aumento do risco de fraturas;
- Queda do cabelo e enfraquecimento das unhas, cartilagens e articulações;
- Dor óssea e inchaço no corpo;
- Tristeza, stress mental e dificuldades de raciocínio;
- Demora na cicatrização de feridas.
Além disso, como vimos, uma alta deficiência de vitamina C pode causar o escorbuto. Essa doença apresenta sintomas ainda mais graves. Veja alguns deles:
- Sangramentos, principalmente pela gengiva e nariz;
- Gengivas doloridas;
- Queda e amolecimento dos dentes;
- Inchaço nas articulações;
- Alterações na pele;
- Aumento de infecções, como gripes e resfriados;
Para evitar todos esses problemas, se você suspeitar que sofre de alguma deficiência de vitamina C, consulte o seu médico e considere a suplementação.
Suplemento de vitamina C: Lipossomal ou comum?
Na hora de usar um suplemento de vitamina C, é preciso atenção para escolher o melhor. Como são muitas as opções à venda no mercado, você vai encontrar uma boa variedade em termos de fórmula e dose.
Mas o principal aspecto que você deve levar em conta é o grau de eficiência do suplemento. E isso pode ser medido pela forma como o produto é desenvolvido.
Por exemplo, o suplemento lipossomal da Sundt, que acaba de chegar da Europa, foi fabricado com uma tecnologia que aumenta a biodisponibilidade da vitamina C.

O suplemento da Sundt funciona assim: A cápsula é envolvida por camadas de lipossomas que, por sua vez, agilizam a digestão e absorção do nutriente.
Com isso, o suplemento lipossomal faz com que toda a vitamina C seja absorvida integralmente no organismo, o que não ocorre com os outros suplementos.
Outra vantagem do suplemento lipossomal de vitamina C da Sundt é que sua tecnologia ainda minimiza os riscos de problemas gastrointestinais.
Conclusão
A vitamina C serve para evitar doenças, fortalecer a imunidade, pele e cabelos. Sua falta pode gerar sérios problemas de saúde. E como nem sempre a alimentação consegue suprir nossa necessidade nutricional, pode ser preciso suplementar.
O suplemento lipossomal de vitamina C da Sundt chegou para revolucionar o mercado. Como ele consegue aumentar e acelerar a taxa de absorção do nutriente pele corpo, os benefícios da vitamina C são sentidos integralmente.
(Foto da imagem destacada: 87942962 / 123rf.com)