Vitamina B12 baixa: Quais são os riscos?

Vitamina B12 Quais são os riscos?

A vitamina B12 ou cobalamina tem um papel indispensável na saúde. E o corpo humano precisa desta vitamina para metabolizar os nutrientes da alimentação, criar novas células e garantir uma boa saúde cerebral. Se você tem a vitamina B12 baixa, corre o risco de sofrer de vários tipos de problemas de saúde.

Pontos-chave

  • A vitamina B12 é um nutriente essencial para a criação de novas células, a produção de energia e o funcionamento correto do cérebro e dos nervos.
  • Ter a vitamina B12 baixa pode predispor à anemia e problemas neurológicos. Alguns especialistas também acreditam que a falta de B12 pode ser nociva para o coração.
  • Você pode prevenir a falta de cobalamina recorrendo aos alimentos de origem animal, os produtos enriquecidos com B12 ou os suplementos. No último caso, existem os mais novos produtos lipossomais que são ótimas alternativas às tradicionais cápsulas.

Vitamina B12 baixa: Tudo que você precisa saber

Os sintomas da falta de vitamina B12 podem aparecer meses ou anos após a reserva deste nutriente ter acabado e, em alguns casos, tornam-se permanentes. Por este motivo, a estratégia mais inteligente é manter os níveis de cobalamina altos, seja mediante a dieta ou recorrendo aos suplementos.

Garota fazendo ioga ao ar livre
A vitamina B12 é um nutriente essencial para a criação de novas células, a produção de energia e o funcionamento correto do cérebro e nervos. (Fonte: Yogpeeth: fljbxxgk / Unsplash.com)

Por que posso ter baixos níveis de vitamina B12?

Para evitar que as reservas de cobalamina caiam abaixo dos limites recomendados, é importante garantir a ingestão de uma quantidade diária suficiente (1, 2):

  • No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomenda aos adultos ingerir 2,4 microgramas (0,0024 miligramas) de vitamina B12 ao dia.
  • Na Europa, a EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) sugere a ingestão de 4 microgramas/dia.

Quanto mais sua ingestão diária se afastar das quantidades recomendadas, maiores as chances de sofrer com a carência de B12. Além disso, essas exigências podem variar, de acordo com a idade ou se for uma mulher grávida. Consulte seu médico se você tiver alguma dúvida em relação às suas necessidades desta vitamina.

Quem tem mais riscos de sofrer com falta de vitamina B12 (3, 4)?

Os veganos

A vitamina B12 é encontrada de forma “natural” nos produtos de origem animal. Se você parar de comer carne, ovos ou lácteos, em alguns meses suas reservas de B12 vão baixar e você começará a sentir os sintomas.

Os vegetarianos

As pessoas que não comem carne, mas comem ovos e leite, tem um risco maior do que um onívoro de sofrer uma carência de B12. Para evitar um déficit desta vitamina, os ovolactovegetarianos devem beber quatro ou mais copos de leite por dia ou consumir quatro ou mais ovos médios. Pode ser muito repetitivo!

Vitamina B12 Vitamina B12 Quais são os riscos?
A vitamina B12 é essencial para manter uma saúde de ferro! (Fonte: Primeau: ftwfohtjnw/ Unsplash.com)

Pessoas com dietas pouco saudáveis

Algumas pessoas, seja por decisão própria ou por falta de tempo, possuem dietas pouco saudáveis, que incluem pouquíssimos produtos ricos em B12. Além disso, muitas dietas de emagrecimento “proíbem” os alimentos mais ricos nesta vitamina (como a carne) por serem muito calóricos. Não se deixe enganar pelas “dietas milagrosas”!

Os idosos

À medida que as pessoas envelhecem, a capacidade de absorver cobalamina diminui. Também é mais provável que diversas doenças afetem a capacidade de adquirir este nutriente ou talvez você já não tenha mais tanta vontade de comer.

Pessoas que lutam contra diferentes doenças

As doenças e intervenções que afetam a capacidade do intestino para absorver os nutrientes (como a doença de Crohn, gastrite atrófica ou cirurgia para obesidade) podem acabar reduzindo os níveis de vitamina B12.

Pessoas que tomam medicamentos diariamente

Alguns medicamentos, como a metformina (um medicamento utilizado para controlar a diabetes tipo 2) ou o omeprazol (tratamento para a “úlcera gástrica” e a “acidez estomacal”), podem interferir na absorção de cobalamina e aumentar o risco de sofrer uma carência.

Se você pertence a algum dos grupos mencionados anteriormente, aconselhamos que você consulte um médico ou um nutricionista. Eles poderão te ajudar a evitar a carência de B12 e suas temidas consequências.

imagem de colher e comprimidos
Alguns medicamentos, como a metformina ou omeprazol podem interferir na absorção de cobalamina e aumentar o risco de sofrer uma carência. (Fonte: Mathers: yy145j0ndoq / Unsplash.com

Quais os sintomas da vitamina B12 baixa?

Se os seus níveis de vitamina B12 baixarem até chegarem a níveis prejudiciais para a saúde, suas células não terão “os materiais” suficientes para se dividir. Também não poderão realizar importantes funções e também não serão capazes de manter o sistema nervoso “em equilíbrio”. Como resultado, você pode sofrer uma série de sintomas indesejados (5):

  • Não é possível criar novas células sanguíneas, o que provocará anemia, pele pálida e fadiga.
  • Aparecerão alterações digestivas, como diarreia, dor de estômago e falta de apetite.
  • O coração pode bater mais rápido como consequência da anemia, surgindo taquicardia ou palpitações.
  • O mal humor, a tristeza ou a irritabilidade podem ser sintomas de que a falta de vitamina B12 está afetando o cérebro.
  • Também podem aparecer problemas de memória ou para manter a concentração, já que os neurônios precisam de cobalamina para funcionar corretamente.
  • Você pode perder o senso de equilíbrio e, inclusive, sofrer hemorragias e perda de sensibilidade nas extremidades do corpo. A falta de B12 pode ser terrível para os nervos!

Se você sentir algum destes sintomas e acredita que pode ter os níveis baixos de vitamina B12, não deixe de procurar um médico o quanto antes!

Como diagnosticar a falta de vitamina B12?

Se você quer detectar a carência de B12, não recomendamos que você espere os sintomas aparecerem. Geralmente, a anemia e os problemas nervosos são manifestados após ficar com os níveis insuficientes de cobalamina durante meses. E os problemas que afetam o cérebro, após surgirem, podem ser permanentes e incuráveis.

Por este motivo, recomendamos que, se você pertence a algum grupo de risco para ter a vitamina B12 baixa (veganos, vegetarianos, portadores de doenças crônicas, idosos, entre outros), visite seu médico de confiança. Um exame de sangue (e outras técnicas de laboratório mais complexas, se for necessário) vão te ajudar a detectar esta carência a tempo (6).

Vitamina B12 Quais são os riscos?
Consulte seu médico se você tiver qualquer dúvida sobre as suas necessidades desta vitamina. (Fonte: Oxford: 8u_2imjavqs/ Unsplash.com)

Como tratar a vitamina B12 baixa?

Se a sua carência de vitamina B12 é grave e já surgiram alguns sintomas, você deve procurar seu médico para tratar este problema. É possível que ele recomende suplementos ou, inclusive, injeções com altas doses de vitamina B12, com 1000 ou mais microgramas (7).

A anemia e a fatiga devem desaparecer em poucas semanas. Infelizmente, os problemas neurológicos podem levar mais tempo para serem resolvidos ou tornar-se crônicos (permanentes).

Por este motivo, a melhor estratégia para tratar a vitamina B12 baixa é, precisamente, evitar que as reservas diminuam. Você pode conseguir isso seguindo uma dieta saudável que inclua produtos animais ricos em vitamina B12, por exemplo (8):

  • Marisco (24 microgramas de vitamina B12 em cada 100 gramas)
  • Fígado bovino (80 microgramas em cada 100 gramas)
  • Carne de porco (19 microgramas em cada 100 gramas)
  • Sardinhas (9 microgramas em cada 100 gramas)
  • Ovos (aproximadamente 0,5 microgramas por porção)

Porém, se você for vegano ou não pode incluir produtos de origem animal em sua dieta, pode recorrer aos alimentos artificialmente fortificados com este nutriente (leites vegetais e cereais, por exemplo). Mas, sem dúvidas, a opção preferida dos consumidores é utilizar os suplementos de vitamina B12.

Quais suplementos devo utilizar?

Se a sua dieta não oferece toda a cobalamina que você precisa para o dia a dia, não espere suas reservas deste nutriente ficarem “baixas”. Você pode prevenir a carência desta molécula essencial utilizando suplementos que permitam cumprir suas necessidades diárias.

Os complementos de uso oral são produtos efetivos, que podem ser utilizados no lugar das injeções (7). No entanto, recomendamos que você sempre avalie o uso destes produtos com seu médico de confiança, especialmente se for a primeira vez que você utiliza.

Suplementos de vitamina B12 tradicionais

Os suplementos de vitamina B12 “clássicos” são cápsulas e tabletes que podem ser tomados diariamente ou semanalmente. Muitas vezes, são fabricados em formatos “mastigáveis”, já que sua absorção aumenta se for mantido na boca durante alguns minutos antes de serem ingeridos. Se você utilizar de forma responsável, não voltará a sofrer uma carência desta vitamina.

Os produtos com doses “moderadas de B12” (10-500 microgramas) são utilizados diariamente, enquanto os produtos mais “potentes” (1000-2000 microgramas) geralmente devem ser tomados uma ou duas vezes por semana.

Suplementos de vitamina B12 lipossomal líquida

As pessoas que não gostam de ingerir cápsulas ou que não tenham tempo para mastigar tabletes, podem optar pelos suplementos líquidos. Além disso, os produtos que contém lipossomas “envolvem” as moléculas de vitamina B12 com substâncias orgânicas parecidas com as membranas celulares, oferecendo um bom grau de absorção.

Você pode misturar sua dose diária com água ou suco e dizer “adeus” às cápsulas e aos níveis baixos de vitamina B12. Dois pelo preço de um!

Suplemento de vitamina B12 lipossomal intranasal

A B12 lipossomal pode ser administrada como um medicamento para alergias, que incrível! O formato intranasal permite suplementar em questão de segundos. Pode ajudar a elevar os níveis de vitamina B12 sem causar irritações ou desconfortos (9).

Você não vai precisar usar cápsulas, nem recorrer a nenhum líquido para utilizar este produto, o que é uma ótima opção para pessoas que viajam muito. Leve a vitamina com você para qualquer lugar e evite a carência de B12!

Conclusão

A vitamina B12 é essencial para manter uma saúde de ferro. Ter os níveis baixos pode provocar todos os tipos de problemas físicos e mentais, como anemia e perda de memória. Por este motivo, é recomendado aos veganos (e também aos onívoros) que prestem muita atenção nos seus níveis de B12.

Consuma alimentos de origem animal, utilize alimentos fortificados ou tome suplementos para satisfazer suas necessidades diárias de vitamina B12. Se você odeia tomar cápsulas para suplementar, lembre-se que pode utilizar os produtos lipossomais orais ou intranasais. Com todas estas opções à sua disposição, não há desculpas para ter a vitamina B12 baixa!

Você é vegano, vegetariano ou onívoro? Você se preocupa em ter a vitamina B12 baixa? O que você acha da vitamina B12 lipossomal? Por favor, conte sua experiência para nós e não esqueça de compartilhar este artigo!

References (9)

1. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. O "REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE A INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA (IDR) DE PROTEÍNA, VITAMINAS E MINERAIS".
Source

2. Scientific Opinion on establishing Food‐Based Dietary Guidelines. EFSA J. 2016 May 23;8(3).
Source

3. Portal Saudável&Forte. Falta de vitamina B12: Como reconhecer e combater.
Source

4. Ankar A, Bhimji SS. Vitamin B12 Deficiency (Cobalamin) . StatPearls. StatPearls Publishing; 2018.
Source

5. O’Leary F, Samman S. Vitamin B12 in Health and Disease. Nutrients . 2010 Mar 5;2(3):299–316.
Source

6. Rizzo G, Laganà AS, Rapisarda AMC, La Ferrera GMG, Buscema M, Rossetti P, et al. Vitamin B12 among vegetarians: Status, assessment and supplementation . Vol. 8, Nutrients. MDPI AG; 2016. p. 767
Source

7. Mariño Suárez JE, Monedero Recuero I, Peláez Laguno C. Deficiencia de vitamina B12 y tratamiento por vía oral. Una opción tan eficaz como (todavía) poco utilizada. Atención Primaria. 2003;32(6):382–7.
Source

8. FoodData Central.
Source

9. Van Asselt DZB, Merkus FWHM, Russel FGM, Hoefnagels WHL. Nasal absorption of hydroxocobalamin in healthy elderly adults. Br J Clin Pharmacol . 1998;45(1):83–6.
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Documento oficial ANVISA
Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. O "REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE A INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA (IDR) DE PROTEÍNA, VITAMINAS E MINERAIS".
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Documento oficial
Scientific Opinion on establishing Food‐Based Dietary Guidelines. EFSA J. 2016 May 23;8(3).
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Portal Saudável&Forte
Portal Saudável&Forte. Falta de vitamina B12: Como reconhecer e combater.
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Livro online
Ankar A, Bhimji SS. Vitamin B12 Deficiency (Cobalamin) . StatPearls. StatPearls Publishing; 2018.
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Artigo científico
O’Leary F, Samman S. Vitamin B12 in Health and Disease. Nutrients . 2010 Mar 5;2(3):299–316.
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Artigo científico
Rizzo G, Laganà AS, Rapisarda AMC, La Ferrera GMG, Buscema M, Rossetti P, et al. Vitamin B12 among vegetarians: Status, assessment and supplementation . Vol. 8, Nutrients. MDPI AG; 2016. p. 767
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Artigo científico
Mariño Suárez JE, Monedero Recuero I, Peláez Laguno C. Deficiencia de vitamina B12 y tratamiento por vía oral. Una opción tan eficaz como (todavía) poco utilizada. Atención Primaria. 2003;32(6):382–7.
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Site oficial USDA
FoodData Central.
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Artigo científico
Van Asselt DZB, Merkus FWHM, Russel FGM, Hoefnagels WHL. Nasal absorption of hydroxocobalamin in healthy elderly adults. Br J Clin Pharmacol . 1998;45(1):83–6.
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