Vitamina A: Para que serve esse nutriente?

Entre as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, a vitamina A é uma das que mais se destacam. Sua importância é evidente tanto nos benefícios que ela traz, quanto nos sintomas de carência nutricional. Por isso, vamos mostrar para que serve a vitamina A.

Mais do que isso. Vamos desvendar para você a melhor forma de adquirir esse nutriente e, no caso da suplementação ser necessária, como escolher o melhor produto. Entre eles, o novo suplemento lipossomal que acaba de chegar ao Brasil.

Pontos-chave

  • A vitamina A serve para formar e a manter os dentes, o músculo esquelético, as mucosas e a pele saudáveis.
  • Também conhecido como retinol, esse nutriente é indispensável para a saúde dos olhos e sua falta acarreta em doenças graves.
  • Para repor ou manter os níveis adequados de vitamina A pode ser preciso consumir suplementos. O da Sundt é o melhor de todos e vamos mostrar o porquê.

Vitamina A: Tudo o que você precisa saber

A vitamina A é uma das mais importantes para o nosso corpo. Também chamada de retinol, esse nutriente é uma vitamina lipossolúvel.

Ou seja, ela precisa ser consumida juntamente com fontes alimentares gordurosas para ser melhor absorvida pelo organismo.

E, ainda que essa vitamina possa ser facilmente obtida através de uma dieta diversificada e saudável, em alguns casos o uso de suplemento é necessário. O que não se pode é abdicar do consumo da vitamina A.

Destaque para olhos de mulher, tampando parte do rosto com o casaco.
A saúde da visão é a mais beneficiada com a ingestão correta de vitamina A. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Tamanha sua importância que a falta da vitamina A pode gerar problemas graves de saúde. Afinal, além de essencial para a visão, esse nutriente é responsável por uma série de processos que ocorrem em nosso corpo.

De modo geral, a vitamina A serve para:

  • Quem quer ter boa visão;
  • Que busca ter ossos saudáveis e dentes fortes;
  • Quem deseja ter a pele livre dos radicais livres.

Para que serve a vitamina A no organismo?

De fato, a função mais conhecida da vitamina A é a de garantir a saúde dos olhos. Com o consumo adequado desse nutriente, é possível manter uma boa visão e a correta hidratação da superfície ocular.

Mas, para você ter uma dimensão mais ampla da importância dessa vitamina, confira a tabela abaixo que mostra para que serve a vitamina A e os sintomas de sua deficiência no corpo:

Funções da vitamina A Sintomas de falta do nutriente
Manter a saúde da visão Cegueira noturna
Participar do desenvolvimento dos ossos e dos dentes Sensibilidade à luz (fotofobia)
Proteger a pele Redução do olfato e do paladar
Fortalecer o sistema imunológico Ressecamento da parte branca dos olhos e da córnea
Atuar na saúde dos cabelos Dermatite
  Aumento do risco de infecções

Vitamina A: Para que serve na pele e no cabelo?

Além de ser essencial para a nossa saúde como um todo, a vitamina A também tem atuação importante na pele e nos cabelos.

Tanto é que grande parte dos cosméticos vendidos atualmente no mercado contam com esse nutriente em sua fórmula.

Isso porque, como a vitamina A também é um poderoso antioxidante, ela serve para deixar a pele bonita e ainda ajuda na produção de queratina dos folículos capilares. Assim, a vitamina A serve para:

  • Desenvolvimento normal da pele;
  • Manutenção da hidratação da pele;
  • Crescimento e manutenção das unhas e cabelos.

No entanto, é preciso alertar que a vitamina A, em sua forma tópica, é contraindicada para peles sensíveis e para as gestantes. Isso porque ela pode causar irritação, ardor, descamação e vermelhidão.

Além disso, no caso dos cosméticos, você vai encontrar fórmulas com o ácido retinóico ou com o retinol. Os dois são, na verdade, derivados da vitamina A.

Além disso, são muito utilizados em tratamentos estéticos para combater a acne, rejuvenescer a pele e reduzir os poros, além de atenuar manchas.

Qual a importância da vitamina A para os bebês e crianças?

Tamanha a importância da vitamina A, que uma reserva adequada desse nutriente em crianças pode reduzir em até 24% a mortalidade infantil e em 28% a mortalidade por diarreia (1).

O leite materno, por exemplo, consegue fornecer a quantidade ideal de vitamina A nos seis primeiros meses de vida dos bebês. Mas isso ocorre apenas quando o leite materno é oferecido de forma exclusiva.

Já a alimentação complementar, deve ser oferecida quando o bebê completar 6 meses de vida e deve incluir também alimentos ricos em vitamina A.

No entanto, quando não há o consumo de leite materno, ou ele ocorre de forma insuficiente, e a alimentação não tem alto teor de vitamina A, podem ocorrer sintomas da carência desse nutriente. Alguns deles são:

  • Dificuldade de enxergar à noite;
  • Alteração ocular com ressecamento do olho;
  • Ocorrência frequente de diarreia;

Nesse casos, o suplemento com vitamina A pode ser necessário, mas apenas deve ser consumido sob supervisão do pediatra.

Além disso, quando o suplemento de vitamina A for recomendado pelo médico, é importante saber que as doses variam de acordo com a faixa etária da criança, entre outros fatores.

Confira na tabela a seguir:

Idade Quantidade de vitamina A diária
0 a 6 meses 1.333 UI
6 a 12 meses 1.667 UI
1 a 3 anos 1.000 UI
4 a 8 anos 1.333 UI (1)

Quais as principais fontes de vitamina A?

O corpo humano não é capaz de fabricar esta vitamina. Por isso, toda a vitamina A de que necessitamos precisa vir de fontes externas.

Como vimos, para os bebês, a principal fonte alimentar de vitamina A é o leite materno. Mas, além disso, esse nutriente pode ser encontrado em alimentos naturais e suplementos.

No caso dos alimentos, a vitamina A está presente em fontes de origem animal e vegetal e, em cada um dos casos, recebe também denominações diferentes.

A diferença é que a vitamina presente em alimentos de origem animal está pronta para ser usada pelo organismo assim que consumida. Já o nutriente encontrado nos vegetais é, na verdade, o precursor da vitamina que, dentro do corpo, se converte em vitamina A. Veja:

Origem Denominação Alimentos ricos em vitamina A
Animal Vitamina A pré-formada (retinol) Fígado, leite e derivados, ovo e peixe
Vegetal Carotenóide de Provitamina A Azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas, folhas verde escuras

Qual deve ser a ingestão diária de vitamina A?

No caso de jovens e adultos, a dosagem diária desse nutriente varia de acordo com o gênero, condição de saúde e idade.

No quadro abaixo, você confere a indicação segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Gênero e idade Quantidade diária de vitamina A
9 a 13 anos 2.000 UI
Mulheres 14 a > 70 anos 2.333 UI
Homens 14 a > 70 anos 3.000 UI
Grávidas Entre 2.500 e 2.567 UI
Lactantes Entre 4.000 e 4.333 UI (1)

Quem deve considerar a suplementação de vitamina A?

Ainda que todos precisem de doses diárias de vitamina A, existem alguns grupos que podem apresentar um risco maior de deficiência nutricional e, portanto, devem considerar a suplementação. São eles:

  • Crianças que começam a receber outros alimentos, além do leite materno;
  • Mulheres que amamentam (2);
  • Pessoas que não se alimentam adequadamente.

Nesses casos, é fundamental que você consulte um médico ou pediatra. Afinal, a falta dessa vitamina em nosso corpo pode causar desde problemas de saúde brandos e facialmente tratáveis até os mais graves.

Como vimos, a carência de vitamina A pode causar diarreia e até problemas respiratórios. Mas o fato é que a deficiência desse nutriente é a principal causa de cegueira evitável.

Nos casos de carência nutricional leve, a suplementação com vitamina A pode reverter os sintomas e impedir o avanço da deficiência em sua forma mais grave.

No entanto, apenas um especialista da área da saúde poderá analisar os seus exames e avaliar a necessidade e a forma de consumo de suplementos.

Além disso é o médico que deve determinar a dosagem ideal de acordo com a sua idade e sua condição clínica.

Lembrando que, assim como ocorre com outras vitaminas, também com a vitamina A a hipervitaminose pode ser altamente prejudicial.

Quais são os riscos da superdosagem da vitamina A?

A hipervitaminose, ou seja, o consumo excessivo de vitamina A, é tão maléfico para a nossa saúde quando a falta desse nutriente. As consequências do consumo de altas doses dessa vitamina são:

  • Pele grossa;
  • Queda de cabelo;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Irritabilidade;
  • Delírio;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

Quais são as opções de suplementos com vitamina A?

Se o uso de suplemento de vitamina A for indicado pelo seu médico, você vai encontrar pelo menos três tipos de produtos à venda que se diferenciam, principalmente, por conta de sua composição. Veja:

  • Suplemento isolado: A fórmula contém apenas a vitamina A;
  • Suplemento combinado: A vitamina A pode vir combinada com outro nutriente;
  • Polivitamínico: Nesse caso, a vitamina é parte de um composto maior que pode incluir dezenas de outras vitaminas e minerais.

Outro fator que diferencia um suplemento de outro é o quesito eficiência na absorção. A maioria dos produtos não garante que o corpo vai aproveitar toda a vitamina presente na fórmula.

Além disso, grande parte dos suplementos à venda possui conservantes, corantes e aditivos químicos, que fazem mal à saúde. A exceção é o suplemento lipossomal.

Quais as vantagens do suplemento lipossomal de vitamina A?

Se você busca um suplemento que seja mais eficiente e menos agressivo ao seu intestino, o ideal é o que utiliza a técnica de lipossomas.

A Sundt, fabricante europeia que acaba de chegar no Brasil, trouxe essa inovação para o mercado nacional.

A empresa utiliza uma técnica de produção que consistem em envolver a vitamina A em camadas de lipossomas.

Assim, ao ingerir o suplemento, essas camadas são digeridas de maneira mais rápida e simples quando entram em contato com a parede do intestino.

Mulher segurando cápsula de suplemento.
O lipossomal garante uma melhor absorção da vitamina pelo organismo. (Fonte: puhhha / 123RF)

Com isso, ocorre um aumento da biodisponibilidade do nutriente no corpo, garantindo que o organismo irá aproveitar toda a vitamina A do suplemento.

Outro destaque do suplemento lipossomal da Sundt é que ele é livre de aditivos químicos, o que reduz os prejuízos que costumam ser causados no aparelho digestivo.


Conclusão

A vitamina A serve para manter a saúde do organismo como um todo, além da visão, da pele e dos cabelos. Ela pode ser consumida através de alimentos de origem animal e vegetal. Mas, em situações específicas, a quantidade ideal do nutriente pode não ser atingida.

Nesses casos, é importante considerar o suplemento. Mas a maioria não garante que toda a vitamina A seja, de fato, aproveitada pelo organismo. À exceção do suplemento lipossomal da Sundt que, além de aumentar a biodisponibilidade da vitamina A, ainda é livre de aditivos.

(Fonte da imagem destacada: Natchavakorn Songpracone / 123rf.com )

Referências(3)

  1. Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A - Ministério da Saúde do Governo Federal.
  2. O que é e para que serve a vitamina A? - Biblioteca Virtual em Saúde - Atenção Primária em Saúde - Ministério da Saúde e BIREME/OPAS/OMS
  3. Suplementação de vitamina A em bebês e crianças de 6 a 59 meses de vida - Organização Mundial da Saúde
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Manual
Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A - Ministério da Saúde do Governo Federal.
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Artigo
O que é e para que serve a vitamina A? - Biblioteca Virtual em Saúde - Atenção Primária em Saúde - Ministério da Saúde e BIREME/OPAS/OMS
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Diretriz
Suplementação de vitamina A em bebês e crianças de 6 a 59 meses de vida - Organização Mundial da Saúde
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