Para que serve a Vitamina B12?

vitamina-b12

Você sabe para que serve a vitamina B12 e quanto ela é imprescindível para a sua saúde? Este nutriente, que se encontra quase que exclusivamente em carnes, lácteos e nos ovos, é muito importante para a sobrevivência humana. E, como o corpo não é capaz de sintetizar a vitamina B12, ela precisa ser consumida, por meio da dieta, nas quantidades adequadas.

E o que você diria ao saber que existe um spray lipossomal de vitamina B12 para se manter sempre com os níveis saudáveis? Essa grande notícia é possível graças a tecnologia dos lipossomas, que formam uma membrana natural capaz de proteger qualquer substância, maximizando a absorção e a eficácia de cada nutriente. É o futuro em pequenas cápsulas!

Pontos-chave

  • A vitamina B12 é muito conhecida por seu papel importante no funcionamento normal do organismo. Graças a ele, o corpo é capaz de metabolizar certas proteínas. Além disso, ela participa da manutenção do sistema nervoso central e da produção dos glóbulos vermelhos.
  • Há diversos modos de consumir a vitamina B12. O mais revolucionário é o suplemento lipossomal em forma de spray. Ele garante uma dose concentrada da vitamina a cada aplicação.
  • Os suplementos de vitamina B12 são uma forma eficaz de garantir este nutriente essencial sobretudo para pessoas que seguem a alimentação vegana ou vegetariana ou, ainda, para quem sofre com carência vitamínica. A dose diária pode mudar dependendo da idade e outras condições, como gravidez ou determinadas doenças.

Vitamina B12: Tudo o que você precisa saber

Os suplementos de vitamina B12 são cada vez mais populares, especialmente entre veganos, pessoas com problemas intestinais e idosos. Este nutriente é fundamental para a saúde e é pode ser suplementado na forma lipossomal. Quer saber com detalhes para que serve a vitamina B12 e qual é a dose ideal para cada pessoa? Então, siga com a gente nesta leitura!

Para que serve a Vitamina B12
O uso de suplementos de vitamina B12 é uma forma eficaz de garantir os níveis saudáveis deste nutriente essencial, especialmente para quem segue dietas veganas e vegetarianas ou tem deficiência de vitaminas. (Fonte: Kachmar: 124401587/ 123rf.com)

O que é e para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 — ou cobalamina — é uma vitamina hidrossolúvel (se dissolve em água) e se encontra naturalmente nos produtos de origem animal. Na forma de suplemento lipossomal, ela é “encapsulada” e fica envolta por uma capa de lipídios muito similar à membrana celular, que a protege e transporta.

Os lipossomas são pequenas estruturas esféricas fabricadas a partir de materiais orgânicos. O revestimento lipossomal da vitamina B12 permite que o composto seja absorvido e transportado para a corrente sanguínea em maiores quantidades, evitando que o nutriente seja descartado antes de produzir os efeitos desejados.

Quais os sintomas da carência de vitamina B12?

As deficiências de vitamina B12 podem desencadear diversos sintomas, de acordo com a pessoa. Os suplementos lipossomais, por sua fácil assimilação pelo organismo e redução do surgimento de efeitos colaterais, pode ser  especialmente útil para evitar os problemas gerados pelo déficit do rionutriente.

A deficiência de vitamina B12 pode ocasionar (2, 3, 4, 5, 6):

  • Anemia megaloblástica (as células do sangue não conseguem se dividir, o que resulta em poucas e grandes células);
  • Fadiga e lentidão;
  • Constipação;
  • Perda de apetite e de peso;
  • Inflamação e dor na língua;
  • Dificuldade para manter o equilíbrio;
  • Manifestações neurológicas, como dormência ou formigamento das mãos e pés;
  • Alterações de crescimento em crianças;
  • Depressão;
  • Confusão mental, demência e problemas de memória.

O suplemento de vitamina B12 lipossomal pode ajudar a evitar o surgimento deste sintomas. No entanto, é preciso ter em mente que estas manifestações podem ser indicativos de uma variedade de outras condições. Por este motivo, é fundamental consultar seu médico de confiança antes de iniciar a suplementação (1).

para que serve a vitamina b12 Vitamina B12
Manter uma vida ativa é indispensável para a boa saúde. (Fonte: Yasser: e0sbr9d1iv0/ Unsplash.com)

Como atuam os suplementos lipossomais de vitamina B12?

Ao “encapsular” a vitamina B12 em partículas de fosfolipídios — que são os principais ingredientes do lipossoma —, o nutriente recebe condições para chegar às células rapidamente, pronto para fornecer todas as suas ações benéficas.

Os fosfolipídios têm uma composição muito semelhante à das membranas celulares. Por isso, são uma forma segura e eficaz de transportar os suplementos para os seus “locais de ação” no interior do corpo.

É muito legal, não é mesmo? E pode ser mais ainda: ao experimentar um suplemento de vitamina B12 lipossomal você vai sentir a diferença!

Por que um spray lipossomal de vitamina B12 traz mais benefícios que outros suplementos?

Existem diversas maneiras de fazer a suplementação com vitamina B12. Desde colírios até comprimidos sublinguais e mastigáveis. No entanto, o spray nasal é especialmente benéfico. Isso ocorre por alguns motivos práticos, como você pode conferir nas vantagens que destacamos a seguir:

  1. A maneira como o spray é usado torna mais fácil dosar e absorver a vitamina. É mais simples para encaixar na sua rotina;
  2. O produto é totalmente lipossomal, o que aumenta a biodisponibilidade (quantidade de vitamina que chega ao nosso corpo pronta para agir) da B12;
  3. A preparação é vegana, sem açúcar e sem glúten. Além disso, nenhum animal ou ingrediente geneticamente modificado está envolvido no processo de fabricação;
  4. Não contém estearato de magnésio. Este aditivo é controverso entre estudiosos e alguns consumidores preferem evitar;
  5. O formato spray torna-o a opção mais confortável, fácil de usar e transportar. Para quem não gosta de tomar comprimidos, este é o suplemento ideal!
para que serve a vitamina b12
A vitamina B12 é muito conhecida pelo seu papel no funcionamento adequado do organismo. (Fonte: Sayo: nkogfv7d5ry/ Unsplash.com)

Por que os suplementos de vitamina B12 são aptos para veganos e vegetarianos?

Como dissemos, os vegetarianos e veganos correm maior risco do que os onívoros de desenvolver a deficiência de vitamina B12. Isso ocorre porque as fontes naturais de vitamina B12 são limitadas a alimentos de origem animal.

Diante disso, uma das soluções é consumir aqueles alimentos já fortificados durante o processo de fabricação. Porém, estes produtos podem variar a formulação e não ser tão eficazes quanto se imagina. Antes de comprar, é importante ler a embalagem para certificar-se sobre a composição, a quantidade e a biodisponibilidade de nutrientes adicionados que eles contêm (1).

Nesse sentido, nossa recomendação é o suplemento lipossomal de vitamina B12 em spray, que tem certificação como produto vegano. Ele não contém gelatina ou qualquer outra matéria-prima extraída de animais ou de seus produtos. Também é sem açúcar e sem glúten. Por isso, qualquer pessoa que tenha uma dieta restritiva pode experimentar sem medo.

Qual a dose diária recomendada de vitamina B12?

A necessidade de vitamina B12 no organismo aumenta com o passar dos anos. Além disso, há algumas condições que exigem dosagem distinta em determinados períodos da vida, como a gestação e a lactância, que requerem mais vitamina B12 para favorecer o desenvolvimento do bebê e a produção do leite materno.

Logo abaixo, você pode conferir uma tabela com as quantidades recomendada de vitamina B12 em cada uma destas etapas (1):

EtapaIDR*Grávidas  Lactantes
Até os 6 meses de idade  – –
De 7 a 12 meses de idade0,5 – –
Crianças de 1 a 3 anos0,9 – –
Crianças de 4 a 8 anos1,2 – –
9 a 13 anos1,8 – –
Dos 14 anos em diante2,42,62,8
*Ingestão diária recomendada em microgramas

Conclusão

A vitamina B12 é um nutriente fundamental para a criação de novas células e para a manutenção da saúde em geral, mas especialmente do sistema nervoso. Assim, o déficit desta vitamina pode predispor à anemia, falta de concentração e, em situações mais graves, até à demência. Como o corpo humano não é capaz de produzir esse nutriente, é preciso consumi-lo em quantidades adequadas por meio da dieta.

A boa notícia é que existem produtos eficientes, de alta qualidade e utilização simples para completar a dose recomendada de vitamina B12. O suplemento em spray lipossomal, por exemplo, melhora a proteção, o transporte e a absorção da vitamina. Sem açúcar e sem glúten, ele é ideal para quem necessita de uma dose extra deste nutriente, sem a preocupação de interferir na rotina alimentar.

Se você está interessado em aprender mais sobre para que serve a vitamina B12, acesse outros conteúdos do nosso site e deixe-nos um comentário com suas dúvidas e opiniões. Aproveite as novas tecnologias para cuidar da sua saúde!

References (6)

1. Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes: Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline. Washington, DC: National Academy Press, 1998.
Source

2. Herbert V, Das K. Vitamin B12 in Modern Nutrition in Health and Disease. 8th ed. Baltimore, MD: Williams & Wilkins, 1994.

3. Bernard MA, Nakonezny PA, Kashner TM. The effect of vitamin B12 deficiency on older veterans and its relationship to health. 1998
Source

4. Bottiglieri T. Folate, vitamin B12, and neuropsychiatric disorders. 1996
Source

5. Clarke R. B-vitamins and prevention of dementia. 2008
Source

6. Monsen ALB, Ueland PM. Homocysteine and methylmalonic acid in diagnosis and risk assessment from infancy to adolescent. 2003
Source

Livro online
Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes: Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline. Washington, DC: National Academy Press, 1998.
Go to source
Livro
Herbert V, Das K. Vitamin B12 in Modern Nutrition in Health and Disease. 8th ed. Baltimore, MD: Williams & Wilkins, 1994.
Artigo científico
Bernard MA, Nakonezny PA, Kashner TM. The effect of vitamin B12 deficiency on older veterans and its relationship to health. 1998
Go to source
Artigo científico
Bottiglieri T. Folate, vitamin B12, and neuropsychiatric disorders. 1996
Go to source
Artigo científico
Clarke R. B-vitamins and prevention of dementia. 2008
Go to source
Artigo científico
Monsen ALB, Ueland PM. Homocysteine and methylmalonic acid in diagnosis and risk assessment from infancy to adolescent. 2003
Go to source