O que é vitamina B12?

Comprimidos formando a sigla B12 com frasco ao lado.

As vitaminas são substâncias essenciais para a nossa vida. Elas trabalham em conjunto com os minerais para a realização de uma infinidade de reações importantes para a manutenção do metabolismo. Mas, entre tantos nutrientes, você sabe o que é a vitamina B12?

No artigo de hoje, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre B12. Além disso, vamos lhe apresentar a mais última novidade em termos de suplemento, o lipossomal. Vindo da Europa, esse suplemento de B12 aumenta a absorção da vitamina em nosso organismo.

Pontos-chave

  • A vitamina B12 é indispensável para a nossa saúde, sendo que sua deficiência causa anemia e doenças neurológicas.
  • Fatores como alimentação inadequada, idade e condições de saúde podem interferir na correta absorção desse nutriente por meio dos alimentos ricos em B12.
  • Por isso, a suplementação de B12 costuma ser muito indicado pelos médicos. Mas é preciso escolher o melhor suplemento para garantir a total absorção e evitar problemas gastrointestinais.

Vitamina B12: Tudo o que você precisa saber

A vitamina B12 é um dos nutrientes que fazem parte do complexo B. Esse conjunto de vitaminas é vital para que várias funções metabólicas do nosso organismo possam ocorrer satisfatoriamente.

Elas podem ser encontradas em alimentos e em suplementos alimentares. Veja a seguir, quais são as vitaminas do complexo B:

  • B1: Tiamina;
  • B2: Riboflavina;
  • B3: Niacina;
  • B5: Ácido pantotênico;
  • B6: Piridoxina;
  • B7: Biotina;
  • B9: Ácido fólico;
  • B12: Cobalamina.

Como muitos outros nutrientes do complexo B, a vitamina B12 tem importantes funções. Entre elas, a participação na formação de glóbulos vermelhos, na manutenção do sistema nervoso, na prevenção de doenças e na atuação de processos metabólicos.

Mas, a contrário de algumas vitaminas, a B12 não é sintetizada pelo nosso organismo. Por isso, a deficiência desse nutriente em nosso corpo é mais comum do que se imagina.

E o fato é que a falta de B12 pode provocar doenças sérias. Por conta disso, é muito comum que os médicos prescrevam o uso de suplementos alimentares dessa vitamina.

Vitamina B12: O que é e para que serve?

Uma das principais funções da vitamina B12 é atuar na formação e no amadurecimento dos glóbulos vermelhos e na síntese do material genético das células.

Além disso, essa vitamina também é essencial para o funcionamento adequado dos nervos.

Ainda assim, a vitamina B12 é mais conhecida por ser utilizada no tratamento de anemias, destacando-se principalmente a anemia perniciosa.

Como são inúmeros os benefícios da vitamina B12 para a nossa saúde, criamos a tabela a seguir com os mais importantes. Veja:

Área de atuação da B12 Descrição
Células do sangue A B12 ajuda a formar as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio nos tecidos
NutrientesEssa vitamina ajuda a melhorar a absorção de outras vitaminas e minerais
DNAA vitamina B12 atua no reparo de DNA,o que é especialmente benéfico para as grávidas
Metabolização O nutriente dá energia ao corpo para metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras
Sistema circulatório e cardiovascularA B12 reduz os riscos de hipertensão e problemas cardíacos
ColesterolA vitamina eleva o colesterol bom (HDL), diminuindo as chances de infarto e derrame
Sistema nervoso A B12 protege os neurônios

Como saber se minha vitamina B12 está alta ou baixa?

A vitamina B12 costuma ser armazenada em grande quantidade no nosso corpo. Graças a isso, a deficiência desse nutriente pode demorar anos para se manifestar.

De todo modo, é importante saber qual o nível de vitamina B12 no seu sangue e, para tanto, o exame de sangue é o primeiro passo.

Geralmente, a suspeita de deficiência da B12 ocorre quando as análises sanguíneas detectam glóbulos vermelhos grandes.

Em outros casos, o a suspeita de falta da vitamina acontece quando a pessoa apresenta sintomas de lesões nos nervos, como formigamento ou perda de sensibilidade.

Médico fazendo anotações na prancheta.
Para saber sua taxa de B12, o ideal é consultar o médico. (Fonte: ckstockphoto/ Pixabay.com)

Com relação aos valores de referência, que determinam se a B12 está alta ou baixa, ainda existem controvérsias e muitas variações.

Mas, de modo geral, os laboratórios brasileiros trabalham com valores que vão de 200 pg/ml a 900 pg/ml .

Além disso, muitos pesquisadores consideram que a presença de vitamina B12 no sangue é satisfatória quando ela se apresenta entre 400 pg/ml e 600 pg/ml.

Por outro lado, quando o exame de sangue aponta para uma taxa de B12 menor do que 200 pg/ml, isso significa uma alta deficiência da vitamina, o que requer tratamento e reposição imediatos.

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12 no organismo?

Ainda que os sintomas da falta de B12 possam levar algum tempo para se manifestar, os problemas de saúde que podem resultar da deficiência podem ser bem graves.

Como a falta desse nutriente provoca o acúmulo de ácidos graxos anormais no organismo, isso pode resultar, por exemplo, em doenças do sistema nervoso.

Além disso, a deficiência de B12 pode causar anemia. Anemia é caracterizada por uma redução na quantidade de hemoglobina, pigmento presente nas células vermelhas, que é capaz de carregar o oxigênio pelo organismo.

Mas os problemas decorrentes da falta de vitamina B12 não param por aí. Confira a seguir, outros sintomas que podem surgir por conta da deficiência nutricional da B12:

  • Palidez;
  • Fraqueza muscular;
  • Fadiga;
  • Lesões nervosas (neuropatia);
  • Sensação de falta de ar;
  • Tontura;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Além disso, a falta de vitamina B12 também pode causar confusão mental, irritabilidade e depressão leve.

Já a deficiência avançada da B12 pode levar ao delírio, paranoia e função mental comprometida, incluindo a demência.

Quais são as fontes de vitamina B12?

As duas fontes de ingestão da vitamina B12 são os alimentos de origem animal e os suplementos alimentares. Além de ser encontrada no fígado, a vitamina B12 pode ser consumida através de leites, ovos, peixe e carnes.

Confira abaixo a quantidade de vitamina B12 presente em alguns alimentos:

Alimentos (100 gramas) Quantidade de B12
Bife de fígado 112 mcg
Marisco 99 mcg
Ostra27 mcg
Coração de boi14 mcg
Salmão2,8 mcg
Queijo fresco1,8 mcg
Ovo1,1 mcg
Queijo mozarela0,9 mcg
Leite0,6 mcg
Frango 0,3 mcg

Quanto de vitamina B12 devo consumir diariamente?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para os adultos saudáveis.

No entanto, se você possui algum grau de deficiência é fundamental consultar um médico para avaliar a reposição através de suplementos, com doses diferenciadas.

Apenas um médico poderá determinar, com base em avaliações clínicas, qual a dose mais adequada para você consumir.

Grávida fazendo coração com as mãos sobre a barriga.
Grávidas precisam de suplementação de B12. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Além disso, grávidas e lactantes devem ter a ingestão desse composto aumentada, sendo a recomendação de 2,6 e 2,8 microgramas diários, respectivamente.

Crianças com idade inferior a seis meses devem ingerir 0,4 microgramas por dia. Já na faixa etária entre 7 e 10 anos a recomendação é de 1,8 micrograma de vitamina B12 por dia.

Quem precisa usar suplementos de vitamina B12?

Como a B12 não é encontrada em alimentos vegetais, de fato, vegetarianos restritos apresentam maiores riscos de desenvolver problemas decorrentes da falta dessa vitamina.

Mas nem sempre o não consumo de alimentos de origem animal é a causa da deficiência de B12.

Os principais fatores de risco que levam à diminuição de vitamina B12 no organismo são:

  • Baixo consumo de alimentos ricos em B12;
  • Má absorção da vitamina, causada por problemas de saúde ou cirurgias;
  • Armazenamento deficiente, causado por condições clínicas;
  • Falta de fator intrínseco;
  • Idade avançada.

Todos esses fatores podem provocar algum tipo de má absorção da vitamina B12 no organismo, podendo levar ao déficit desse nutriente. E, com isso, se faz necessário a reposição através de suplementos alimentares.

Por conta dessas condições acima citadas, ainda que seja necessário realizar exames para identificar as taxas de B12, existem algumas pessoas que são mais suscetíveis à deficiência da vitamina. São elas:

  • Vegetarianos estritos ou veganos;
  • Pessoas com doenças hepáticas, celíaca, pancreáticas, inflamatória intestinal, teníase, AIDS e anemia perniciosa;
  • Pessoas que fizeram cirurgia no estômago, seja de redução, seja para retirada de câncer;
  • Pessoas que utilizam medicamentos que reduzem a concentração de ácido no suco gástrico, como omeprazol e ranitidina, antiácidos e metformina.

Em casos como esses, as pessoas podem utilizar o suplemento de B12 temporária ou permanentemente.

Por isso, é indispensável manter uma rotina de check up anual, com acompanhamento médico e a realização de exames periódicos.

Quais são os tipos de suplementos de vitamina B12?

Na hora de iniciar a suplementação com vitamina B12, você vai encontrar as mais variadas opções e marcas à venda. De modo geral, os aspectos que diferenciam um suplemento de outro são:

  • Eficácia de absorção;
  • Fórmula e ingredientes;
  • Técnica de produção;
  • Formato de consumo.

Além disso, cada fabricante utiliza um tipo de princípio ativo da vitamina B12 na composição dos suplementos. As mais comuns são:

  • Metilcobalamina e Adenosilcobalamina: Formas naturais, com bons níveis de armazenamento;
  • Hidroxocobalamina: Forma natural, com maior poder de armazenamento;
  • Cianocobalamina: Forma sintética e contraindicada para quem tem problemas renais e é fumante.

Como vimos, o tipo de princípio ativo da vitamina B12 tem relação com o nível de armazenamento do nutriente em nosso corpo. Mas até que seja armazenamento é preciso que, primeiro, ele seja bem absorvido.

E o fato é que, por conta da técnica de produção, a maioria dos suplementos não garante a absorção total da vitamina B12.

Pensando nisso, a Sundt, marca de suplementos lipossomais da Europa, desenvolveu um sistema de produção inovador, que aumenta a biodisponibilidade da vitamina.

Qual o diferencial do suplemento lipossomal de vitamina B2?

O suplemento lipossomal de vitamina B12 da Sundt é projetado com uma camada de lipossomas. Essa camada facilita e acelera a digestão do nutriente por parte do nosso organismo.

Com isso, toda a quantidade de B12 presente no suplemento é absorvida pelo corpo. E isso é feito de maneira mais rápida do que ocorre com outros tipos de suplementos alimentares.

O resultado é uma eficácia maior dos benefícios da vitamina B12 sobre a sua saúde. Sem contar que, por conta da maior rapidez na digestão, o suplemento lipossomal da Sundt reduz o risco de reações gastrintestinais, muito comum com a ingestão de outros suplementos à venda no mercado.

Conclusão

A vitamina B12 é um nutriente essencial para a nossa saúde. Ela cuida do sistema nervoso, previne doenças, protege o coração, dá energia e fortalece os músculos. Sem essa vitamina, doenças como neuropatias, anemia e demências podem ocorrer.

Por isso, é importante ter uma alimentação rica em B12. Mas como em muitos casos apenas a alimentação não é suficiente, é importante contar com a orientação de um médico para suplementar esse nutriente.

O melhor suplemento utilizado será aquele que vai aumentar a biodisponibilidade da B12 e agredir menos o seu organismo, como é o caso do lipossomal da Sundt.

(Fonte da imagem destacada: Natchavakorn Songpracone / 123rf.com)

References (2)

1. Deficiência de vitamina B12 (Anemia perniciosa) Por Larry E. Johnson , MD, PhD, University of Arkansas for Medical Sciences
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2. Dieta sem carne e outros derivados de animal pode provocar deficiência de vitamina B12 - Fonte: Dr. Eduardo Mutarelli, neurologista no Hospital Sírio-Libanês.
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Deficiência de vitamina B12 (Anemia perniciosa) Por Larry E. Johnson , MD, PhD, University of Arkansas for Medical Sciences
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Dieta sem carne e outros derivados de animal pode provocar deficiência de vitamina B12 - Fonte: Dr. Eduardo Mutarelli, neurologista no Hospital Sírio-Libanês.
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