Excesso de vitamina B12: Sintomas, causas e prevenção

excesso-de-vitamina-b12

A vitamina B12 é um nutriente essencial, com papel insubstituível, especialmente na função celular. No entanto, o excesso da vitamina B12 no organismo pode ser um sinal de que algo não está tão bem… Os altos índices deste nutriente no sangue podem ocorrer pelo surgimento de algumas doenças e, em alguns casos, pelo excesso no consumo.

Apesar de ser descartada com facilidade pelo organismo, a hiperdosagem pode trazer consequências indesejadas para a saúde. Se você quer aproveitar o melhor da vitamina B12, de forma segura e saudável, siga-nos neste artigo.

Pontos-chave

  • Certas condições podem facilitar o excesso de vitamina B12 no organismo. Algumas delas são os problemas nos rins, no fígado e, inclusive, determinados tipos de câncer.
  • A vitamina B12 em excesso pode causar sintomas indesejados e efeitos colaterais que podem afetar a pele, os rins e trazer desequilíbrio à flora bacteriana do intestino.
  • O uso de suplementos de vitamina B12 raramente causa o excesso do nutriente em pessoas saudáveis. Ainda assim, esses produtos devem ser usados com precaução. Isso significa usar corretamente em casos de carência e pausa no consumo, caso haja excesso de vitamina B12.

Tudo o que você deve saber sobre o excesso de vitamina B12

Como já mencionamos há pouco, o excesso de vitamina B12 é sinal de que alguma coisa em seu corpo pode não estar funcionando corretamente. Além disso, o acúmulo do nutriente pode gerar sintomas aos quais é preciso estar atento. Para saber mais sobre eles, acompanhe esta seção.

excesso-de-vitamina-b12
Certas condições poderiam facilitar o acúmulo excessivo de vitamina B12 no organismo. Alguns deles são os problemas nos rins, fígado e, até mesmo, alguns tipos de câncer. (Fonte: Lightfieldstudios: 110626402/ 123rf.com)

O que poderia levar ao excesso de vitamina B12?

A vitamina B12 é hidrossolúvel. Isso quer dizer que ela pode ser descartada pela urina depois que o corpo utiliza toda a quantidade necessária para o funcionamento do organismo.

Por isso, é raro ser registrado o excesso de vitamina B12 apenas pelo fato de consumir altas quantidades do nutriente (1, 2).

Ao contrário, existem outras condições que podem desencadear o acúmulo da vitamina B12 no organismo e podem ser ainda mais agravadas pelo consumo de suplementos. Estas são as condições mais comuns (3, 4):

  • Enfermidades nos rins;
  • Câncer nas células que formam o sangue (leucemia) (5);
  • Doenças do fígado;
  • Policitemia vera (enfermidade que causa o excesso de glóbulos vermelhos no sangue) (6);
  • Excesso do uso de vitamina B12 (especialmente na forma injetável).

Se você deseja começar o uso de suplementação com vitamina B12 e possui alguma dessas patologias, é importante consultar o seu médico antes de iniciar o uso de qualquer produto. Em alguns casos, seu organismo pode não processar corretamente o nutriente e levar ao excesso de vitamina B12.

Qual a dose segura de vitamina B12?

A dose recomendada de vitamina B12 para um adulto saudável é de 2,4 microgramas por dia (7). Com uma alimentação balanceada — que não seja vegana ou vegetariana — é possível obter essa quantidade sem a necessidade de suplementação.

No entanto, quando a dieta não é suficiente para prover a quantidade necessária de vitamina B12, ou quando o corpo exige mais nutriente do que o normal, é comum que um médico ou nutricionista indique o uso de suplementos. Mas, como saber quando o uso é excessivo?

A dose considerada segura para a suplementação de vitamina B12 para adultos sadios é de 2 miligramas por dia. Já em injeções, a quantidade não deve ultrapassar 1 miligrama diário (8).

E, ainda mais importante: nunca se deve consumir doses superiores ao prescrito por um profissional especializado.

excesso de vitamina b12
Quem usa suplementos na forma injetável e, eventualmente, manifeste dor, apresente inflamações, vermelhidão, coceira e inchaço no local da injeção, deve procurar o médico imediatamente. (Fonte: Keenan: 99C5lrAyxpQ/ Unsplash.com)

O excesso de vitamina B12 tem sintomas?

O nível elevado de vitamina B12 no sangue é, geralmente, um sinal de outros problemas de saúde. Os efeitos do excesso de vitamina B12 no sangue sozinho ainda não são totalmente bem compreendidos.

No entanto, há fortes indícios que mostram a ligação do acúmulo do nutriente com alguns transtornos de saúde. Um estudo clínico revelou os efeitos colaterais do excesso de vitamina B12.

Neste caso, a cianocobalamina (uma das formas da vitamina B12) foi usada na forma injetável, em ambiente hospitalar para o tratamento de uma mulher com anemia (9). Os sintomas relatados incluíram:

  • Acne;
  • Palpitações;
  • Ansiedade;
  • Vermelhidão no rosto;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia.

Além desses, outros sintomas moderados foram registrados em decorrência do consumo excessivo de vitamina B12. Os principais deles são mal estar gastrointestinal, sensação de formigamento, febre, dor nas articulações, inflamações na língua e coceira ou vermelhidão na pele, especialmente do rosto (10).

Se você estiver usando algum suplemento de vitamina B12 e sentir dificuldade para respirar, fraqueza muscular, aumento da sede e aumento do fluxo de urina, procure seu médico para uma avaliação profissional.

Complicações no uso de vitamina B12

Mesmo que a maioria dos sintomas do excesso de vitamina B12 costumem aparecer imediatamente após a super dosagem do suplemento, estudos sugerem que algumas manifestações podem surgir no longo prazo, em outros órgãos e sistemas funcionais do organismo:

  • Na pele: estudos recentes observaram o surgimento de acne como resultado de altas doses injetáveis de vitamina B12, em suplementos e na combinação desta com a vitamina B6 (11, 12);
  • Nos rins: pesquisadores sugerem que a vitamina B12 poderia piorar os danos causados pela diabetes aos rins (13);
  • Na microbiota intestinal: apesar de constatada a importância da vitamina B12 para a manutenção do equilíbrio das bactérias intestinais (14), a metilcobalamina e a cianocobalamina (duas formas da vitamina B12) podem afetar as colônias bacterianas e seu metabolismo (15). No entanto, os estudos neste sentido ainda são inconclusivos.
excesso de vitamina b12
Se você segue uma dieta balanceada, não é vegano ou vegetariano e não sofre de doenças crônicas, provavelmente não precisa tomar suplementos de vitamina B12. No entanto, apenas a avaliação profissional pode assegurar a necessidade ou não da suplementação. (Fonte: Yewell: UaQCpG0frpI/ Unsplash.com)

Quem deve evitar os suplementos de vitamina B12?

Como regra geral, quem segue uma dieta saudável e equilibrada, não é vegano ou vegetariano e nem sofre de doenças crônicas. Isso quer dizer que pessoas destes grupos dificilmente terão carência da vitamina B12.

No entanto, a indicação da suplementação deve partir de um profissional, mediante avaliação particular de cada caso. Porém, além destes casos, outras condições podem ser indicativas do risco de consumo da vitamina B12 (16):

  • Pessoas alérgicas ou sensíveis a alguma das formas da vitamina, como o cobalto e a cobalamina;
  • Alguns indivíduos que passaram por cirurgia cardíaca;
  • Pessoas com a Doença de Leber (condição hereditária que leva à perda da visão) (17);
  • Indivíduos que padecem de alterações no sangue, como a policitemia vera ou leucemia;
  • Pessoas que usam antibióticos como o cloranfenicol.

Vitamina B12:  Saiba como e quando tomar

Apesar de ser essencial para a saúde humana, é importante identificar a melhor forma de consumir a vitamina B12. Assim, será possível aproveitar ao máximo todos os benefícios deste nutriente, sem o risco de hipervitaminose.

Como obter a quantidade ideal de vitamina B12 por meio da dieta?

Em dietas convencionais — não veganas ou vegetarianas —, é muito simples obter as quantidades recomendadas de vitamina B12. Os alimentos mais ricos neste nutriente são (18):

AlimentoQuantidade de vitamina B12 a cada 100 gramas (em µg)Porção em gramasQuantidade de vitamina B12 por porção (en µg)
Fígado de cordeiro84125105
Fígado de frango5612570
Fígado bovino46,812558
Sardinha28,424068
Mexilhão22,125052
Polvo2015030
Ostras16,1550 (unidade)8
Queijo Camembert2,6401,04
Ovo2,558 (unidade grande)1,45
Cereais matinais enriquecidos0,6-1,7400,24-0,68
Leite semidesnatado0,4259 (250 ml)1,03
Iogurte desnatado0,41250,5
Bebida de soja enriquecida0,38259 (250 ml)0,98

Seguindo uma dieta vegana ou vegetariana, é provável que você não obtenha os níveis suficientes de vitamina B12, já que a maioria dos alimentos que concentram o nutriente são de origem animal.

Quando usar suplementos de vitamina B12?

Como temos mostrado ao longo deste artigo, há determinados estilos de vida e condições de saúde que podem exigir a suplementação do nutriente para manter as funções em que ele tem participação no organismo.

Diante disso, é possível descrever alguns grupos que, de maneira geral, costumam ter a necessidade de suplementação:

  • Dietas veganas, vegetarianas ou com algum tipo de restrição alimentar;
  • Doenças crônicas, como o lúpus;
  • Desnutrição;
  • Problemas gastrointestinais que impeçam a absorção da vitamina B12 (alguns tipos de cirurgias ou a Doença Celíaca);
  • Durante a gravidez e amamentação.

Determinados tipos de suplementos de vitamina B12 garantem melhor absorção pelo organismo do que outras formas mais convencionais. Estamos falando da vitamina B12 lipossomal da Sundt Nutrition.

Ela é comercializada sob a forma de spray nasal e pode ser a solução para elevar os níveis deste nutriente de maneira rápida, eficaz e duradoura. E essas não são as únicas vantagens!

Por não passar pelo sistema digestivo, o suplemento lipossomal em spray é especialmente gentil com pessoas que foram submetidas a cirurgias bariátrica ou que sofrem de problemas digestivos.

excesso de vitamina b12
Alguns indivíduos que passaram por cirurgia cardíaca podem ter reações indesejadas com o consumo e eventual excesso de vitamina B12 no organismo. (Fonte: Yarmolovich: 111498487/ 123rf.com)

Como tomar a vitamina B12?

As pessoas que necessitam de suplementação para aumentar os níveis da vitamina B12 no organismo podem recorrer aos suplementos ou as injeções. As recomendações gerais para cada um dos tipos de consumo são:

Suplementos

  • A vitamina B12 é melhor absorvida com o estômago vazio. Assim, procure tomar o suplemento ao acordar, ainda em jejum;
  • Se sua opção for pelos comprimidos sublinguais, deixe que o produto dissolva naturalmente embaixo da língua, não o mastigue;
  • Optou por usar a vitamina B12 lipossomal em spray? Boa decisão! Agora, basta seguir cuidadosamente as orientações de aplicação na bula do produto e as recomendações do seu médico;
  • Os suplementos líquidos normalmente não devem ser consumidos com água ou sucos. Para se certificar sobre a forma correta de ingestão, consulte sempre as instruções do fabricante.

Injeção

  • A forma injetável da vitamina deve ser prescrita por um médico e aplicada em ambiente apropriado, por um profissional de saúde qualificado;
  • Se o seu médico autorizar a aplicação em casa, assegure-se de atribuir essa tarefa a uma pessoa de confiança, seguindo, ao pé da letra todas as instruções de para o uso da injeção;
  • Evite coçar ou passar a mão sobre o local da injeção. Assim, você minimiza o risco de infecções;
  • Se houver manifestação de dor, inflamação, vermelhidão, coceira ou outras reações inesperadas na área da injeção, procure imediatamente o seu médico ou um serviço de saúde.

O que é, exatamente, a vitamina B12 lipossomal?

A vitamina B12, por ser hidrossolúvel, tem a propriedade de ser facilmente descartada pela urina. É esta a razão de ser raro o acúmulo do nutriente no organismo.

No entanto, este descarte pode fazer com que o organismo dispense quantidades necessárias da vitamina antes da sua absorção completa. Temos, portanto, um paradoxo entre manter os níveis ideais e não sofrer com o excesso de vitamina B12.

É neste cenário que a vitamina B12 lipossomal se mostra tão eficaz. Essa tecnologia faz com que o suplemento seja tanto hidrossolúvel quanto lipossolúvel.

Isso quer dizer que os lipossomas permitem que o nutriente também se junte à gordura. Com isso, a vitamina permanece por mais tempo, em sua forma ativa, no organismo. Um grande benefício para as pessoas propensas a sofrer com a carência deste nutriente.

Esta ação é possível graças ao encapsulamento da vitamina em lipossomas que a protegem do fatores externos e facilitam a absorção. Essas cápsulas contam com estrutura muito semelhante ao tecido celular. Por isso, é tão bem aceita no organismo. Depois de conhecer os efeitos dos suplementos lipossomais da Sundt, você vai se perguntar por que eles não chegaram antes ao mercado!

Saiba mais sobre nutrição e suplementos lipossomais.

Resumo

O excesso de vitamina B12 é uma grande preocupação de especialistas, sobretudo pelas doenças que podem estar relacionadas a este acúmulo. Apenas em casos extremos, o excesso do nutriente está ligado ao consumo de suplementos e, nestas situações, normalmente em decorrência do uso indiscriminado da forma injetável da vitamina.

Para pessoas com condições que podem levar à carência de vitamina B12 — como mostramos aqui — o uso do suplemento lipossomal em spray pode ser a alternativa mais viável. Além da qualidade e procedência, os suplementos da Sundt Nutrition têm alta eficácia e a melhor relação custo-benefício.

Agora que você já sabe mais sobre o excesso de vitamina B12 e a tecnologia lipossomal, chegou a hora de optar pelo melhor suplemento. Lembre-se, também, de compartilhar essa informação com seus amigos e familiares. Até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Grechaniuk: 121683205/ 123rf.com)

References (18)

1. Vitamina B12: MedlinePlus Enciclopédia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Source

2. Leucemia [Internet]. Mayo Clinic. Mayo Foundation for Medical Education and Research; 2018
Source

3. Andrès E, Serraj K, Zhu J, Vermorken AJ. The pathophysiology of elevated vitamin B12 in clinical practice. QJM. 2013 Jun;106(6):505-15.
Source

4. Zulfiqar AA, Andres E, Lorenzo Villalba N. Hipervitaminosis B12. Nuestra experiencia y una revisión [Hypervitaminosis B12. Our experience and a review]. Medicina (B Aires). 2019;79(5):391-396.
Source

5. Policitemia vera: MedlinePlus Enciclopédia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Source

6. Andrès E, Serraj K, Zhu J, Vermorken AJ. The pathophysiology of elevated vitamin B12 in clinical practice. QJM. 2013 Jun;106(6):505-15.
Source

7. Office of Dietary Supplements - Vitamin B12 [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services; 2020.
Source

8. Vitamin B12 [Internet]. Linus Pauling Institute. 2020.
Source

9. Morales-Gutierrez J, Díaz-Cortés S, Montoya-Giraldo MA, Zuluaga AF. Toxicity induced by multiple high doses of vitamin B12 during pernicious anemia treatment: a case report. Clin Toxicol (Phila). 2020.
Source

10. Vitamin B12 Side Effects: Common, Severe, Long Term [Internet]. Drugs.com. 2020.
Source

11. Sherertz EF. Acneiform eruption due to "megadose" vitamins B6 and B12. Europe PMC. 1991.
Source

12. P; BIO. Vitamin B12-induced acneiform eruption [Internet]. Cutaneous and ocular toxicology. U.S. National Library of Medicine; 2013.
Source

13. House AA, Eliasziw M, Cattran DC, Churchill DN, Oliver MJ, Fine A, Dresser GK, Spence JD. Effect of B-vitamin therapy on progression of diabetic nephropathy: a randomized controlled trial. JAMA. 2010.
Source

14. Degnan PH, Taga ME, Goodman AL. Vitamin B 12 as a Modulator of Gut Microbial Ecology. Cell Metabolism. 2014;20(5):769–78.
Source

15. Xu Y, Xiang S, Ye K, Zheng Y, Feng X, Zhu X, et al. Cobalamin (Vitamin B12) Induced a Shift in Microbial Composition and Metabolic Activity in an in vitro Colon Simulation. Frontiers in Microbiology. 2018;9.
Source

16. WebMD. Vitamin B12: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning [Internet]. WebMD. WebMD; 2020.
Source

17. MedlinePlus. Leber hereditary optic neuropathy: MedlinePlus Genetics [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Source

18. Food composition database for nutrient intake: selected vitamins and minerals in selected [Internet]. European Union Open Data Portal
Source

Site oficial
Vitamina B12: MedlinePlus Enciclopédia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Go to source
Site oficial
Leucemia [Internet]. Mayo Clinic. Mayo Foundation for Medical Education and Research; 2018
Go to source
Artigo científico
Andrès E, Serraj K, Zhu J, Vermorken AJ. The pathophysiology of elevated vitamin B12 in clinical practice. QJM. 2013 Jun;106(6):505-15.
Go to source
Artigo científico
Zulfiqar AA, Andres E, Lorenzo Villalba N. Hipervitaminosis B12. Nuestra experiencia y una revisión [Hypervitaminosis B12. Our experience and a review]. Medicina (B Aires). 2019;79(5):391-396.
Go to source
Site oficial
Policitemia vera: MedlinePlus Enciclopédia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Go to source
Artigo científico
Andrès E, Serraj K, Zhu J, Vermorken AJ. The pathophysiology of elevated vitamin B12 in clinical practice. QJM. 2013 Jun;106(6):505-15.
Go to source
Site oficial
Office of Dietary Supplements - Vitamin B12 [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services; 2020.
Go to source
Site oficial da Universidade de Oregon
Vitamin B12 [Internet]. Linus Pauling Institute. 2020.
Go to source
Caso clínico
Morales-Gutierrez J, Díaz-Cortés S, Montoya-Giraldo MA, Zuluaga AF. Toxicity induced by multiple high doses of vitamin B12 during pernicious anemia treatment: a case report. Clin Toxicol (Phila). 2020.
Go to source
Site oficial
Vitamin B12 Side Effects: Common, Severe, Long Term [Internet]. Drugs.com. 2020.
Go to source
Caso clínico
Sherertz EF. Acneiform eruption due to "megadose" vitamins B6 and B12. Europe PMC. 1991.
Go to source
Caso clínico
P; BIO. Vitamin B12-induced acneiform eruption [Internet]. Cutaneous and ocular toxicology. U.S. National Library of Medicine; 2013.
Go to source
Estudo em humanos
House AA, Eliasziw M, Cattran DC, Churchill DN, Oliver MJ, Fine A, Dresser GK, Spence JD. Effect of B-vitamin therapy on progression of diabetic nephropathy: a randomized controlled trial. JAMA. 2010.
Go to source
Artigo científico
Degnan PH, Taga ME, Goodman AL. Vitamin B 12 as a Modulator of Gut Microbial Ecology. Cell Metabolism. 2014;20(5):769–78.
Go to source
Estudo in vitro
Xu Y, Xiang S, Ye K, Zheng Y, Feng X, Zhu X, et al. Cobalamin (Vitamin B12) Induced a Shift in Microbial Composition and Metabolic Activity in an in vitro Colon Simulation. Frontiers in Microbiology. 2018;9.
Go to source
Site oficial
WebMD. Vitamin B12: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning [Internet]. WebMD. WebMD; 2020.
Go to source
Site oficial
MedlinePlus. Leber hereditary optic neuropathy: MedlinePlus Genetics [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Go to source
Base de dados
Food composition database for nutrient intake: selected vitamins and minerals in selected [Internet]. European Union Open Data Portal
Go to source