Quais são os benefícios do colágeno?

Imagem de cápsulas de colágeno.

O colágeno é uma proteína que melhora a estrutura, firmeza e elasticidade na pele, cabelo e unhas. Além de ser naturalmente produzida pelo corpo, também pode ser encontrada em alimentos e suplementos alimentares.

Mas você sabe o que é, para que serve e quais são os benefícios do colágeno? Para entender mais sobre essa versátil proteína e solucionar suas dúvidas sobre o colágeno hidrolisado, continue a leitura.

Pontos-chave

  • O colágeno ajuda a manter as células firmes e unidas, sendo importante para preservar a integridade dos vasos sanguíneos, dos ossos, da pele, dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.
  • A suplementação de colágeno é indicada para mulheres a partir dos 50 anos de idade, quando ocorre uma drástica redução na produção natural desta proteína (cerca de 30% nos primeiros cinco anos após a menopausa).
  • O suplemento de colágeno hidrolisado pode ser encontrado em cápsulas, pó solúvel em água ou gomas mastigáveis.

Benefícios do colágeno: Tudo o que você precisa saber

Embora o colágeno seja produzido naturalmente pelo organismo, a concentração desta proteína começa a diminuir gradualmente a partir dos 30 anos de idade. Portanto, é fundamental aumentar o consumo de alimentos ricos nessa proteína.

Você também deve suplementar o colágeno hidrolisado, para preservar a saúde, firmeza e elasticidade à pele, além de retardar o envelhecimento precoce. Conheça outros benefícios do colágeno abaixo.

beneficios do colageno
O colágeno oferece diversos benefícios para a saúde e estética. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína que origina a principal fibra extracelular presente no organismo humano. Além disso, o colágeno corresponde a cerca de 20% a 30% de toda a proteína corporal (1).

Essa substância é encontrada nos tecidos conjuntivos presentes nos ossos, músculos, vasos sanguíneos, pele, dentes, tendões e cartilagem, conferindo textura, resistência e elasticidade a essas estruturas.

Quais são os tipos de colágeno?

Existem cerca de 20 tipos de colágeno, mas 80 a 90% do colágeno presente no corpo é composto pelos tipos I, II e III. O colágeno tipo I está presente nos tecidos intersticiais, nos ossos, na pele, nos dentes, nos ligamentos e nos tendões.

Enquanto o colágeno tipo II está presente na cartilagem e no humor vítreo – parte importante do olho. Por fim, o colágeno tipo III está presente na pele, músculos e vasos sanguíneos.

Quais são os principais benefícios do colágeno para a saúde?

Quando o assunto é colágeno, muitas pessoas associam essa proteína à prevenção do envelhecimento. Sim, é verdade que o colágeno retarda o envelhecimento precoce, mas existem outros benefícios associados à essa proteína:

Ajuda a aliviar dores nas articulações

O colágeno compõe a cartilagem, o tecido que protege as articulações e evita o desenvolvimento de doenças articulares crônicas como artrite, artrose, artrite reumatoide, osteoartrite, entre outras (2).

Quem já possui uma ou mais dessas doenças, pode se beneficiar do consumo de colágeno pela redução dos sintomas, principalmente das dores nas juntas, além de maior qualidade de vida.

Imagem de uma pessoa massageando os ombros de uma mulher.
O colágeno ajuda a aliviar dores nas articulações. (Fonte: Whitesession/ Pixabay.com)

Reduz a perda de massa óssea

O colágeno também está presente na composição dos ossos, proporcionando estrutura e força. Quando há perda de colágeno, os ossos ficam fracos, sujeitos a fraturas e doenças como osteoporose (3).

Promove saúde para o coração

Pesquisas recentes indicam que o consumo de colágeno pode diminuir as chances de desenvolvimento de doenças relacionadas ao coração, pois a proteína fortalece os vasos sanguíneos.

Outros benefícios do colágeno para o organismo estão listados abaixo:

  • Fortalece as células;
  • Auxilia na cicatrização de ferimentos;
  • Combate os efeitos do envelhecimento;
  • Protege as articulações;
  • Engrossa as cartilagens;
  • Aumenta a densidade mineral óssea.

Quais são os benefícios estéticos do colágeno?

O consumo de colágeno hidrolisado proporciona diversos benefícios estéticos. O primeiro é retardar o envelhecimento precoce (4).

Lembre-se que a pele é composta por fibras de sustentação que vão sendo perdidas com o decorrer dos anos. Quando a atividade metabólica dos fibroblastos diminui, a quantidade de colágeno do tecido epitelial diminui, influenciando na textura da pele.

Pesquisas indicam que a suplementação de colágeno ajuda a reverter esse processo, pois a proteína estimula o processo anabólico, proporcionando força e resistência à pele e combatendo os efeitos do envelhecimento.

magem de uma mulher passando por um tratamento estético.
O colágeno combate os efeitos do envelhecimento. (Fonte: Antonika Chanel/ Unsplash.com)

Outro benefício dessa proteína é melhorar o aspecto das unhas e cabelo, já que a proteína estimula o fortalecimento e crescimento de ambos. O efeito positivo é ainda mais expressivo quando o colágeno é associado a outros aminoácidos, vitaminas e minerais.

Listamos mais alguns benefícios estéticos do colágeno abaixo:

  • Previne o aparecimento de celulite;
  • Aumenta a hidratação e elasticidade da pele;
  • Diminui o surgimento de estrias.

Quais são os benefícios do colágeno para praticantes de atividades físicas?

O consumo de colágeno também proporciona diversos benefícios para os praticantes de atividades físicas, como os listados e detalhados abaixo:

Melhora o desempenho nos treinos

A suplementação de colágeno ajuda a proteger e fortalecer os ossos, cartilagens e articulações, diminuindo a vulnerabilidade do atleta às lesões que podem ocorrer durante a prática esportiva.

A proteína também ajuda a aumentar a força, melhorar o desempenho nos treinos e aliviar as dores resultantes dos treinos.

Aumenta a massa muscular

Cerca de 10% do tecido muscular é composto por colágeno. Essa proteína é responsável por proporcionar ganho de força muscular, estimular a síntese de creatina e reduzir a concentração de gordura.

Especialistas afirmam que o colágeno também ajuda a aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, uma complicação que consiste na perda progressiva de massa muscular, associada ao envelhecimento.

Auxilia no emagrecimento

O colágeno também ajuda na perda de peso, pois essa proteína proporciona sensação de saciedade. Com a sensação de estômago cheio, a necessidade de alimentar-se frequentemente diminuirá.

Imagem de uma mulher medindo a circunferência do quadril.
O colágeno proporciona sensação de saciedade. (Fonte: Huha Ink/ Unsplash.com)

Quais são os sintomas da deficiência de colágeno?

Conforme mencionamos anteriormente, embora o colágeno seja produzido naturalmente pelo corpo, essa produção começa a reduzir gradativamente com o decorrer dos anos.

Essa carência afeta a todos, principalmente as mulheres, que possuem uma menor quantidade de colágeno no organismo em comparação com os homens.

Com a perda de colágeno, os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e os ligamentos perdem a elasticidade e a força motora. Outros sintomas da deficiência de colágeno no organismo estão listados abaixo:

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de linhas de expressão e rugas;
  • Aparecimento de estrias e celulite;
  • Afinamento e ressecamento da pele;
  • Enfraquecimento dos ligamentos e articulações;
  • Diminuição da densidade dos ossos.

Quando e como repor colágeno?

A partir dos 30 anos de idade, a produção de colágeno começa a diminuir – a redução é de cerca de 1% ao ano. Após o período da menopausa, a velocidade de perda de colágeno é ainda maior e chega a 30% nos primeiros cinco anos.

Para repor o colágeno no organismo, você deve manter uma alimentação rica nesse nutriente. Os seguintes alimentos fornecem colágeno: Carne vermelha, carne branca, gelatina e geleia de mocotó.

Além disso, é preciso associar o consumo de colágeno com alimentos ricos em vitamina C, pois essa vitamina é responsável pela absorção da proteína pelo organismo. Consuma mais frutas cítricas e verduras escuras.

Como os vegetarianos devem repor colágeno?

Como o colágeno é uma proteína de origem animal, vegetarianos e veganos precisam tomar cuidado para não apresentarem deficiência dessa proteína no organismo.

Caso você não consuma alimentos de origem animal, sugerimos que você procure um nutrólogo ou nutricionista, para que o médico possa estabelecer uma dieta equilibrada e que forneça as doses adequadas de todos os nutrientes, incluindo o colágeno.

Adiantamos que você deverá manter uma dieta rica em proteínas de origem vegetal e alimentos fontes de vitamina C. As melhores fontes vegetais de colágeno são cereais (milho, trigo, aveia, arroz e quinua) e leguminosas (lentilha, feijões, soja, grão de bico e ervilha).

 Imagem de uma mulher comendo frutas.
Veganos e vegetarianos precisam de uma dieta especial que inclua alimentos fonte de colágeno. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

O que é colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é obtido através o colágeno animal, mas diferente da proteína ativa, essa versão possui elevado nível proteico e moléculas menores que são mais bem absorvidas pelo corpo.

Estudos comprovam que o colágeno hidrolisado é muita mais eficaz do que o colágeno comum, por causa da taxa de absorção de 90% (embora apenas uma pequena porcentagem do suplemento forneça colágeno puro) (5).

Imagem de gomas mastigáveis.
O colágeno hidrolisado possui taxa de absorção de 90%. (Fonte: Arminas Raudys/ Pexels.com)

Existem suplementos de colágeno?

Para aumentar o aporte de colágeno no organismo, você pode recorrer a um suplemento alimentar. O colágeno suplementar ajuda a prevenir a degradação do colágeno produzido pelo organismo, preservando a integridade dos tecidos corporais.

Existem diferentes versões de suplementos de colágenos, como vamos detalhar na seção seguinte. Importante mencionar que o tratamento com suplemento de colágeno deve durar pelo menos 9 meses – considerando dose máxima diária de 9g de colágeno.

Quais são os diferentes tipos de suplementos de colágeno?

Você encontra o suplemento de colágeno hidrolisado em diferentes apresentações: Em pó solúvel, cápsulas ou gomas mastigáveis. Para escolher o melhor suplemento, você deve conhecer mais sobre suas opções.

O colágeno em pó é indicado para quem pretende fazer uma suplementação voltada à estética e à prática de exercícios físicos. Essa versão é concentrada e oferece uma grande quantidade de proteína por grama.

Já o colágeno em cápsulas possui menor quantidade de colágeno por comprimido, mas essa versão é utilizada em tratamentos mais específicos. Já o colágeno em gomas mastigáveis é ideal para aumentar o aporte dessa proteína de maneira saborosa.

Em geral, recomendamos o suplemento de colágeno em pó, pois o produto oferece maior concentração de proteínas e os resultados são bastante efetivos. Você encontra opções com ou sem sabor.

Imagem de uma mulher.
O suplemento de colágeno pode ser encontrado nas versões em pó, cápsulas ou gomas mastigáveis. (Fonte: Oz Zeyrek/ Unsplash.com)

Conclusão

Como você pode concluir com a leitura deste texto, o colágeno está presente em diversos tecidos do corpo, possui diversos benefícios e deve ser consumido através de alimentos e suplemento alimentar.

Por ser uma proteína de fácil digestão e assimilação, o colágeno hidrolisado, deve ser utilizado por homens e mulheres, a partir dos 30 anos de idade, fase em que inicia a redução gradual do colágeno e a perda de qualidade proteica.

(Fonte da imagem destacada: Anna Shvets/ Pexels.com)

References (5)

1. GERMANO, Maria da Conceição Matos, PEIXOTO, Jadson Demétrios Dantas, LIMA, Jamilly Lorrany dos Santos, PESSOA, Cinara Vidal Pessoa Colágeno e os benefícios para a pele. Mostra Científica da Farmácia, 10., 2016, Quixadá. Anais... Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá, 2016.
Source

2. Adriaenssens, Karl Alves. Suplementação de colágeno hidrolisado e seu impacto no tratamento de osteoartrite e reumatoide: uma revisão da literatura. Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Brasília, DF. 2015
Source

3. PORFIRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 153-164, Feb. 2016 .
Source

4. BOMBANA, Vanessa Barbieri; ZANARDO, Vivian Polachini Skzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. PERSPECTIVA, Erechim. v. 43, n.161, p. 101-110, março/2019
Source

5. MARTINS, Francisco Isaque, MENEZES, Terezinha Neiliane de, MAGALHÃES, Mayhara de Araújo, ARAÚJO, Maicon Bezerra de, PESSOA, Cinara Vidal. COLÁGENO HIDROLISADO: BENEFICIOS DO USO ORAL.
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Estudo científico
GERMANO, Maria da Conceição Matos, PEIXOTO, Jadson Demétrios Dantas, LIMA, Jamilly Lorrany dos Santos, PESSOA, Cinara Vidal Pessoa Colágeno e os benefícios para a pele. Mostra Científica da Farmácia, 10., 2016, Quixadá. Anais... Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá, 2016.
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Adriaenssens, Karl Alves. Suplementação de colágeno hidrolisado e seu impacto no tratamento de osteoartrite e reumatoide: uma revisão da literatura. Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Brasília, DF. 2015
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PORFIRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 153-164, Feb. 2016 .
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BOMBANA, Vanessa Barbieri; ZANARDO, Vivian Polachini Skzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. PERSPECTIVA, Erechim. v. 43, n.161, p. 101-110, março/2019
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MARTINS, Francisco Isaque, MENEZES, Terezinha Neiliane de, MAGALHÃES, Mayhara de Araújo, ARAÚJO, Maicon Bezerra de, PESSOA, Cinara Vidal. COLÁGENO HIDROLISADO: BENEFICIOS DO USO ORAL.
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