Conheça os alimentos de origem mineral

Imagem mostra uma criança tomando um copo de leite.

O nome “alimentos de origem mineral” pode parecer estranho, mas esse é um grupo composto por nutrientes nos quais você com certeza já ouviu falar: cálcio, zinco, magnésio, entre outros. Cada um deles tem uma grande importância para uma perfeita saúde do corpo humano!

Para que você fique totalmente familiarizado com os alimentos de origem mineral, preparamos um artigo que traz todas as informações necessárias sobre eles! Fique conosco nas próximas linhas para saber como cuidar bem da sua saúde e adquirir um maior conhecimento no assunto.

Pontos-chave

  • Os principais alimentos de origem mineral são cálcio, zinco, ferro e magnésio, apesar de vários outros também serem importantes. Eles estão disponíveis para nós em produtos de origem animal ou vegetais.
  • É impossível ter uma vida saudável sem o consumo apropriado dos minerais. Cada um deles regula uma ou mais áreas fundamentais para a nossa sobrevivência.
  • Se você precisar suplementar algum mineral, procure pelos produtos da Sundt. Essa empresa usa tecnologias modernas em seus suplementos e se preocupa com o seu bem estar.

Alimentos de origem mineral: O que são? Quais seus benefícios? Onde encontrá-los?

São muitas as dúvidas frequentes sobre os alimentos de origem mineral. Afinal, o que esse termo significa? Por que devemos consumi-los? Como inseri-los na dieta?

Mas não se preocupe: a partir de agora, todas as dúvidas serão respondidas!

O que são alimentos de origem mineral?

É muito simples entender que os alimentos de origem animal são aqueles que vêm dos animais (carne, leite, ovos, etc), enquanto os alimentos de origem vegetal são provenientes das plantas (frutas, folhas, raízes, entre outros).

Quando falamos em alimentos de origem mineral, porém, existe uma confusão um pouco maior. Isso porque o termo se refere a sais minerais como zinco, cálcio e magnésio que nós não consumimos em forma pura.

Os alimentos de origem mineral, portanto, são consumidos nos alimentos de origem vegetal ou animal. Existem carnes ou frutas que são ricas em zinco, em magnésio, em selênio e em qualquer outro do grupo.

Não existe um mineral que você possa comprar diretamente no mercado, exceto em forma de suplemento. Mas existem alimentos comuns que são ricos nos minerais fundamentais para a vida!

Quais os principais alimentos de origem mineral?

Afinal, quais são os alimentos de origem mineral mais comuns? Vamos te apresentar alguns dos que não podem faltar em nossos organismos!

Cálcio

Intimamente ligado à saúde dos ossos, o cálcio é responsável pela constituição do esqueleto. Pode ser encontrado principalmente no leite, nos queijos, no feijão, no brócolis, no feijão e nas sardinhas.

Magnésio

Também importante para os ossos, o magnésio é ótimo para o sistema nervoso e auxilia vários processos enzimáticos essenciais. Sua maior fonte é o farelo de trigo, mas folhas verdes, nozes, maçãs e bananas também o oferecem em boas quantidades.

Zinco

O zinco é um mineral importantíssimo para o sistema imunológico e o controle da insulina. Está presente principalmente em carnes, frutos do mar, oleaginosas e legumes.

Ferro

A formação de hemoglobina e o transporte de oxigênio são as funções do ferro, mineral absolutamente fundamental para a vida. Fígado, feijão, verduras de folhas escuras e oleaginosas são ótimas fontes de ferro.

Outros alimentos de origem mineral importantes são flúor, fósforo, sódio, iodo e potássio. Alguns colocam até mesmo a água nesse grupo!

Alimentos de origem mineral: A tabela

Afinal, quanto de cada um dos minerais nós precisamos em nosso dia a dia?

Preparamos uma tabela com os principais minerais e as quantidades recomendadas por dia:

MineralQuantidade recomendada por dia
Cálcio1000 miligramas
Ferro14 miligramas
Magnésio260 miligramas
Zinco7 miligramas
Iodo130 microgramas
Fósforo700 miligramas
Cobre900 microgramas
Selênio34 microgramas
Manganês2,3 miligramas

Quais os benefícios dos alimentos de origem mineral?

Os benefícios dos alimentos de origem mineral aparecem em todos os sistemas do corpo humano. Isso porque cada um tem a sua importância.

O cálcio e o magnésio trazem grandes benefícios aos ossos e impedem problemas com a estrutura do corpo. O ferro dá energia e disposição, além de prevenir a anemia. Com o zinco, é melhorada a imunidade.

É importante notar também a função do potássio, que conduz eletricidade pelo corpo e é essencial para a função cardíaca e as contrações musculares. Normalmente relacionado aos dentes, o flúor ajuda a combater doenças e eliminar bactérias por todo o organismo.

Sem minerais, é muito difícil ter saúde. Você deve sempre prestar atenção para consumi-los nas quantidades adequadas!

Imagem mostra algumas sardinhas lado a lado em uma grelha.
As sardinhas são peixes com considerável riqueza de minerais. (Fonte: Elle Hughes / Pexels.com)

Onde podemos encontrar alimentos de origem mineral?

Alimentos de origem mineral são encontrados naqueles de origem animal ou vegetal, como carnes, peixes, ovos, verduras, legumes e frutas.

Nós montamos uma lista com alguns dos alimentos de origem animal ou vegetal com maior riqueza em minerais:

  • Oleaginosas: As oleaginosas como nozes, amêndoas, amendoins, castanhas e pistaches contam com grandes quantidades de minerais. Podemos destacar cálcio, cobre, ferro, zinco, selênio e magnésio.
  • Peixes e frutos do mar: Comer peixes como a sardinha e o atum e frutos do mar como os mariscos te ajuda a ganhar grandes quantidades de minerais. Podemos destacar o ferro, o selênio, o zinco e o iodo.
  • Abacate: Dentre as frutas, talvez nenhuma seja tão rica em minerais quanto o abacate. Ele oferece ferro, cobre, potássio, magnésio, manganês, cobre e zinco.
  • Cogumelos: Deliciosos e ótimas opções para os veganos e vegetarianos, os cogumelos também são incríveis fontes de minerais. Muitos deles contam com cálcio, zinco e magnésio, enquanto alguns outros podem ter ainda mais minerais do grupo.
  • Leite: Além de sua conhecida riqueza em cálcio, o leite é vendido cada vez mais enriquecido com minerais, tornando-se assim muito mais valioso.

Quais os sintomas da falta de minerais?

Como saber se você está com falta de algum mineral em seu organismo? É possível perceber a deficiência?

Nós montamos uma tabela que te ajuda a identificar os sintomas da ausência de alguns dos principais minerais em seu corpo:

MineralSintomas de sua ausência
FerroFadiga, cansaço constante, palidez, fraqueza, falta de apetite, unhas e cabelos quebradiços, dores pelo corpo
CálcioFraqueza muscular, cãibras, formigamentos, confusão mental, perda de memória, unhas e ossos frágeis
ZincoUnhas e cabelos frágeis, problemas neurológicos, diarreias crônicas, perda de paladar, cicatrização prejudicada
MagnésioDiabetes, depressão, fadiga, dificuldades para dormir ou sonolência em excesso
PotássioNáuseas, vômitos, batimentos cardíacos irregulares, fraqueza muscular constante, cãibras
FósforoDores nos ossos, dificuldades com as funções metabólicas, batimentos cardíacos irregulares, problemas com a memória

Caso você apresente mais de um sintoma que está relacionado com a ausência de um dos minerais, nós recomendamos que busque contato com um profissional da área da saúde!

É uma boa ideia suplementar os minerais?

A melhor maneira de garantir quantidades adequadas de minerais no organismo é sempre a alimentação. Se é detectado que você está com deficiência de algum deles, o primeiro passo é prestar atenção para ter uma dieta que o inclua mais.

Mas se o nível estiver muito baixo ou se você tenha alguma doença ou problema secundário que dificulte a absorção de um mineral, a suplementação passa a ser uma ótima ideia.

Suplementos de minerais estão cada vez mais modernos e trazem novas tecnologias que auxiliam a absorção, sendo ideais até para quem tem problemas como os que acabamos de mencionar.

Portanto, converse com o seu médico sobre a possibilidade da suplementação. Em alguns casos, ela irá te ajudar muito e também vai restaurar completamente a sua saúde!

Conheça os melhores suplementos de alimentos de origem mineral

Caso você realmente tenha decidido optar por suplementar alimentos de origem mineral, precisará escolher produtos de muita qualidade!

Nós vamos finalizar nosso artigo te ensinando como escolher suplementos realmente capazes de te ajudar.

Imagem mostra seis garrafas de vidro cheias de leite.
Tomar leite todos os dias te ajuda a sempre ter bons níveis de vários minerais no organismo. (Fonte: Suzy Hazelwood / Pexels.com)

Como escolher os melhores suplementos de minerais?

Os suplementos de minerais ficam cada vez mais complexos e tecnológicos. Alguns deles já estão no mercado há muitas décadas, como os de cálcio e de zinco, mas agora ganham versões mais e mais modernas.

Suplementos lipossomais são o que existe atualmente de mais moderno quando o assunto é a suplementação de alimentos de origem mineral. Eles são imbatíveis na absorção proporcionada, fazendo assim com que você rapidamente recupere os níveis esperados de determinado nutriente.

O que diferencia os suplementos lipossomais é a tecnologia utilizada: Os nutrientes são envoltos por uma membrana de lipossomas que passa livremente pelo estômago e, ao chegar no intestino, se mistura normalmente com as células ali presentes. Assim, todo o conteúdo é aproveitado.

Você deve também optar por uma marca de qualidade. A Sundt oferece suplementos lipossomais de zinco, magnésio, cálcio e ferro. Todos são o que há de mais moderno no mercado.

Além da qualidade de seus produtos, a Sundt é uma empresa que se preocupa com o bem-estar do consumidor e com o meio ambiente. Ela é a melhor opção para quem precisa comprar suplementos!

Você sabia que o mercado dos suplementos de minerais não para de crescer? Estimativas indicam que o lucro dessa indústria poderá chegar a 349 bilhões de dólares por ano a partir de 2026.

Conclusão

Não há como ter saúde sem os alimentos de origem mineral. Eles estão disponíveis para nós através dos animais ou vegetais e precisam ser consumidos apropriadamente para vivermos de maneira plena e saudável!

A alimentação é sempre a melhor maneira de garantir o consumo ideal dos minerais, mas caso haja necessidade, a suplementação também passa a ser uma boa solução. Opte pelos produtos da Sundt, uma empresa que produz suplementos de minerais de altíssima qualidade e com moderna tecnologia!

(Fonte da imagem destacada: samer daboul/ Pexels.com)